ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Tudo pela democracia

O recrudescimento da crise a partir da greve dos caminhoneiros constituiu amostra do que acontecerá quando chegar o período eleitoral pós-Copa do Mundo. A proliferação de vídeos, áudios e opiniões reflete um pouco da incoerência que circula pelas redes sociais.

Costumo rebater quando ouço que o advento da internet multiplicou a quantidade de idiotas. Na minha opinião, a rede mundial de computadores apenas deu voz e vez a todo tipo de manifestação. Inclusive as mais absurdas, fazendo reverberar de forma intensa posições equivocadas que antes não dispunham de computador ou smartphone.

ads6 Advertising

Publicidade

A onda de histeria levou inúmeros amigos e conhecidos meus a postar vídeos que, além de estarem fora do contexto da greve, eram antigos ou se referiam a outros movimentos. O mais lamentável é que não existe sequer cuidado para verificar a data das reportagens. Algumas que recebi era de 2013 e até 2012.

 Duvidar, checar, comparar, buscar as fontes. Essas são dicas básicas para não ser enganado pelo sensacionalismo barato que inunda as redes sociais. É impossível conferir todos os conteúdos, mas os mais sensacionalistas devem ser analisados para se evitar a histeria geral que tomou conta do País nos últimos dias.

ads7 Advertising

Publicidade

A tecnologia veio para aperfeiçoar a democracia. Através dela podemos pesquisar os candidatos, conhecer seu passado, experiência e vida pregressa. Existem até aplicativos para saber se o pretendente é “ficha limpa” ou não.

A greve que abalou o Brasil deixou inúmeras lições que devemos assimilar para usar como experiência para o futuro. O consumo e difusão de todo tipo de notícia sem checagem causam prejuízos, comprometem conquistas que custaram sacrifício e até vidas humanas. A democracia é um bem inalienável. Por isso, deve ser defendida sem concessões e espaço para mentiras.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta