Categories: Regional

Tumulto na Câmara de Vereadores repercute nesta terça-feira

Já está virando rotina momentos de tensão nas sessões da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Nessa segunda-feira, 17, um jovem interrompeu a reunião duas vezes, ergueu a voz e pediu que o salários dos vereadores fosse reduzido em 50%. A confusão repercutiu nas redes sociais. Na página do Portal Gaz no Facebook, por exemplo, a matéria sobre o assunto teve quase 500 curtidas e 200 compartilhamentos até a manhã desta terça-feira, 18, além de 75 comentários, alguns defendendo o jovem e outros contrários a sua postura. 

Para comentar o acontecido, a presidente da Câmara, Solange Finger, concedeu entrevista à Rádio Gazeta. A vereadora explicou que entende que o momento é de “comoção nacional” e que o “povo quer mudanças”, mas explicou que a forma como o jovem se manifestou não foi correta. “A Câmara tem um regimento. A população pode assistir a sessão, mas não pode se manifestar. Para isso, é preciso que ele escolha um vereador para que ele exponha a sua opinão”, conta, ao garantir que acha importante que o povo se faça presente nas reuniões da Câmara. “O rapaz de ontem (segunda-feira, 17) não se controlava. Tive que suspender a reunião. Falou coisas que não tinham a ver com o que estava sendo dito. As pessoas ficaram assustadas”, completou. 

O pedido do rapaz, identificado como Tiago Machado, foi considerado um assunto fora de questão por Solange. Ela explicou que, diferente dos deputados, que tiveram aumento de salário no início do ano, os vereadores não recebem reajuste há algum tempo, apenas correções de quatro em quatro anos.  

Publicidade

Natural de Cachoeira do Sul e morador de Santa Cruz há seis anos, Machado também falou sobre o acontecido na Rádio Gazeta. Ele garantiu não estar arrependido por ter se pronunciado e prometeu levar adiante a proposta de diminuição do salário dos vereadores. “Se o país está em crise, os parlamentares deveriam dar o exemplo e diminuir os custos da máquina pública”, ressaltou, afirmando que esta não é opinião só dele, “mas de todo povo”. O jovem explicou que pretende fazer um abaixo-assinado, pedindo a redução salarial dos integrantes do Legislativo. Ele garantiu que não faz parte de nenhum movimento e afirmou estar indignado com a atual situação do país.  

Entenda

Na reunião da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 17, Machado se manifestou em duas oportunidades. Em um primeiro momento, solicitou que o salário dos vereadores fosse reduzido e, após pedido de Solange para que se acalmasse, o jovem voltou a sentar e assistir a sessão. 

Publicidade

Mais tarde, enquanto o vereador Marcel Knak falava ao microfone, dizendo que tem as contas de campanha todas aprovadas, e pedindo respeito após ataques sofridos nas ferramentas de compartilhamento social pela internet, o mesmo rapaz voltou a se manifestar. “Por que tu não doa metade do teu salário pra uma entidade social, então?”, disse o jovem a Marcel. O vereador respondeu que doaria, caso o rapaz também doasse o dele.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.