ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Turquia vai começar a combater jihadistas do Estado Islâmico

A Turquia vai começar em breve a combater o grupo jihadista Estado Islâmico no Norte da Síria, declarou o chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, durante encontro com o chefe de Estado norte-americano, John Kerry, na Malásia.

“Atualmente, em conjunto com os Estados Unidos, treinamos e equipamos a oposição moderada (síria) e vamos também iniciar o nosso combate contra o Daesh (sigla árabe do Estado Islâmico), de modo eficaz”, informou o ministro aos jornalistas no início do encontro, realizado paralelamente à cúpula regional sobre segurança, organizada pela Associação das Nações do Sudeste Asiático.

ads6 Advertising

Publicidade

Os Estados Unidos há muito que incentivam a Turquia, aliado histórico, a reforçar a luta contra o Estado Islâmico, mas Ancara tem se mostrado reticente.

A posição mudou após ataques que causaram mortes em território turco, alguns dos quais foram atribuídos ao grupo jihadista.

ads7 Advertising

Publicidade

Em julho, Ancara autorizou aviões militares norte-americanos a lançar ataques contra os jihadistas a partir de Incirlik, uma base aérea no Sul da Turquia.

A iniciativa marcou um aumento significativo do papel da Turquia na luta contra os militantes do Estado Islâmico, que ocuparam territórios no Iraque e na Síria.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta