ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um ano depois do temporal, moradores ainda se recuperam das perdas sofridas

ads3

Ingrid ainda teme os dias de chuva forte: ela perdeu tudo e a saída foi adquirir móveis e eletrodomésticos usados

ads4

Há exatamente um ano, moradores de diversos bairros de Santa Cruz do Sul viveram momentos de tensão por causa de um temporal que provocou alagamentos e estragos em residências, consequência da força da água. A enxurrada não saiu da memória dos santa-cruzenses que sofreram perdas naquele 28 de janeiro de 2021, quando foram registrados 112 milímetros de precipitação entre 18h30 e 19h30. Em alguns momentos, a intensidade chegou a 305 milímetros por hora. Dois terços do esperado para o mês caíram em apenas uma hora.

Uma das situações mais emblemáticas foi a do casal Vandélio Pontel Alves e Jaqueline Hirsch. Moradores da Rua Padre Anchieta, no Bairro Santo Inácio, eles precisaram sair às pressas com o avanço da água, que chegou a 1,65 metro. Vandélio teve de retirar a filha Alícia por cima da grade. Ele ainda precisou remover a sogra, acamada com mal de Parkinson, em meio ao temporal. O muro dos fundos do terreno desabou.

Vandélio Pontel Alves mostra a altura em que chegou a água na sua residência, na Rua Padre Anchieta, Bairro Santo Inácio: tarde foi de pânico e muitos prejuízos para a família | Fotos: Rafaelly Machado
ads6 Advertising