Principal evento turístico de Rio Pardo, a Festa do Peixe teve seu início ontem da melhor maneira possível: com a orla da Praia dos Ingazeiros lotada. Mas a festa em si não foi a maior atração na abertura. O balneário foi tomado por trabalhadoras rurais de toda a região, que participaram da 21ª edição do Encontro Regional da categoria, que luta por seus direitos e por uma posição igualitária no campo.
A presença maciça de mulheres surpreendeu até mesmo a organização do evento. “Esperávamos até 4 mil pessoas, mas, pelas nossas contas, temos mais de 5 mil aqui”, relatou o chefe de escritório da Emater-RS/Ascar em Rio Pardo, Matias Streck. Às margens da Avenida Perimetral, estava estacionado grande número de ônibus. Nas contas do prefeito Fernando Schwanke, mais de 70.
O ponto alto do encontro foi o anúncio da criação do Fórum de Enfrentamento à Violência às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas. A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, que esteve no município representando o governador José Ivo Sartori. Além dela, participaram do evento o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, e a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, Salma Farias Valencio.
Publicidade
LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.