Categories: Regional

Um dia para refletir sobre a deficiência

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado hoje em todo o mundo. Estima-se que atualmente cerca de 20% da população tenha algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Em Santa Cruz do Sul, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) trabalha em parceria com as secretarias municipais e entidades representativas e governamentais para que as questões ligadas ao tema sejam amplamente divulgadas. Dentre as ações do órgão, que em 2015 completa dez anos, estão os jogos municipais de inclusão, a participação em conferências e iniciativas que instigam a reflexão sobre os desafios dos deficientes no seu dia a dia. 

Conforme a ex-presidente do Compede e atual representante da Secretaria da Educação no Conselho, Marlize Steinhaus, ainda não há dados sobre o número aproximado de deficientes em Santa Cruz. “A contabilização e o cadastro das pessoas são uma das ações que o Compede realiza ao longo do ano. Porém, sabemos que é um número muito elevado”, comenta.  

Envolvida na causa, Marlize, que também atua como psicóloga, afirma que entre os avanços observados no município ao longo dos anos está a criação de rampas de acesso – em especial no Centro – e também a inclusão cada vez mais presente nas escolas. “Hoje já não se aceita que uma instituição de ensino negue vaga a um aluno deficiente. Se a escola não tem condições, se faz uma avaliação da estrutura para então executar possíveis encaminhamentos”, explica. 

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.