Fora de Pauta

Um fim de semana para ninguém colocar defeito

O que foi essa explosão cultural que Santa Cruz do Sul viveu nesse sábado e domingo, 13 e 14 de setembro de 2025? O município teve eventos para todos os gostos e públicos: desde a Fórmula Truck, passando pelos festejos farroupilhas, até a Romaria da Santa Cruz.

A programação cultural e turística vivida neste fim de semana em Santa Cruz certamente serve de exemplo para outras cidades que buscam formas de fomentar a economia. O maior município do Vale do Rio Pardo contou com um fim de semana para ninguém colocar defeito: teve atrações para os amantes da velocidade com a Fórmula Truck; para quem gosta de churrasco em acampamento, com a churrascada na Praça da Bandeira; música nativista ao vivo proporcionada pelo Festival Brasas e Acordes, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações; e, de quebra, a feira de artesanato no Calçadão da Rua Marechal Floriano.

Ainda no domingo de manhã, para exercitar a fé, foi realizada a 24ª Romaria da Santa Cruz. Além disso, ocorreram eventos paralelos promovidos por empresas, como apresentações de grupos de pagode e festivais de cervejaria.

Publicidade

Santa Cruz há muito tempo discute o fomento ao turismo e à cultura. Acho que encontramos o ingrediente certo: assim como foram necessários quilos e quilos de alimentos para a produção do maior carreteiro da história do município, o que marcou mesmo foi o festejo da pluralidade cultural. O povo santa-cruzense sabe celebrar todas as culturas, cada uma com sua forma e evento. Claro, algumas datas ganham mais destaque por sua notoriedade, como a Semana Farroupilha que estamos vivenciando.

A decoração da cidade também se destaca. Os arcos da Rua Marechal Floriano, com bandeirolas gaúchas e iluminação de LED, tornam nosso centro único. O charme do Galpão Crioulo na Praça da Bandeira deixa a celebração farroupilha ainda mais especial. Acredito que seria interessante manter o galpão para eventos futuros: por que não criar ali, durante a 40ª Oktoberfest, a casa do Fritz e da Frida? E no Natal, a casa do Papai Noel? São ideias que já podem estar em discussão na Prefeitura, diante do retorno positivo da comunidade. Sem falar que todos esses eventos geram renda e fazem a economia local circular.

O fechamento da Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira, para o trânsito de veículos foi outro ponto positivo. Ganham os bares, a população e a cidade. Funcionou bem. Assim como em Copacabana, no Rio de Janeiro, a principal via beira-mar que dá espaço para os pedestres aos domingos, aqui a Marechal Floriano também pode oferecer esse mesmo privilégio. Uma ideia que pode se manter para a Oktoberfest e, em breve, durante as tardes e noites de verão.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS FORA DE PAUTA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.