Affonso Romano de Sant’Anna em Santa Cruz do Sul, no dia 11 de setembro de 2013
A página 3 do suplemento Magazine da Gazeta do Sul do último final de semana prestou homenagem à escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti, falecida no Rio de Janeiro no dia 28 de janeiro de 2025, aos 87 anos. Ela viera a Santa Cruz do Sul em duas oportunidades, a primeira em 2013, na companhia de seu esposo, o também escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna, patrono da Feira do Livro daquele ano, e a outra em 2013.
LEIA TAMBÉM: E por falar em Marina Colasanti: o legado da escritora ítalo-brasileira
Ocorre que na terça-feira, 4, pouco depois da veiculação da reportagem, Affonso também morreu, no Rio de Janeiro, onde o casal se fixara, aos 87 anos, em decorrência de Alzheimer. Assim, em pouco mais de um mês neste início de ano, o Brasil perdeu dois dos mais prolíficos e respeitados escritores contemporâneos, que cativaram e influenciaram gerações.
Publicidade
Affonso nascera em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em 27 de março de 1937, e estava na proximidade de completar 88 anos. Ele e Marina, nascida na Eritreia, então colônia italiana, e que ainda jovem se mudara com a família para o Brasil, casaram-se em 1970.
Além de sua produção literária, em poesia, ensaio e crônica, Affonso foi professor universitário e também contribuiu para jornais, a exemplo do Jornal do Brasil e de O Globo. Em 2011, antes de sua vinda a Santa Cruz, ele havia lançado o volume de poesia Sísifo desce a montanha, com o qual recebeu importantes prêmios literários do País.
A Gazeta do Sul, ao longo dos anos, compartilhou com seus leitores diversos conteúdos sobre Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti. No primeiro semestre de 2013, em trocas de e-mails, Affonso concedeu entrevista exclusiva na qual comentava sua expectativa em relação à iminência da vinda a Santa Cruz do Sul, para ser o patrono da Feira do Livro daquele ano. Essa correspondência resultou em reportagem especial veiculada no Magazine do final de semana de 31 de agosto e 1o de setembro, cujo título, na capa, enunciava: “Império Romano” (confira no box à direita algumas das respostas do escritor a questões formuladas).
Publicidade
Já a vinda de Affonso, na companhia de sua esposa Marina Colasanti, para o evento mereceu muitas matérias especiais nas páginas da Gazeta do Sul, tanto da visita que ambos fizeram à Praça Getúlio Vargas, palco da festa das letras, quanto de bate-papo do qual participaram no auditório central da Unisc. Na praça, receberam flores e foram acolhidos pela então coordenadora da Feira, Roberta Corrêa Pereira, que era a gerente do Sesc/RS, e pelo escritor homenageado daquela edição, o poeta e romancisca santa-cruzense Mauro Klafke.
Em julho de 2013, Affonso Romano de Sant’Anna concedeu entrevista à Gazeta do Sul. Foi veiculada no suplemento Magazine do fim de semana de 31/08 e 1o/09, na véspera da vinda do escritor e de Marina Colasanti a Santa Cruz. Confira abaixo algumas perguntas e respostas daquela entrevista, que, na íntegra, estará no livro Entrevistos: Conversas com escritores, Volume 2 – Mestres Eternos, a ser lançado pelo jornalista e escritor Romar Rudolfo Beling, gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, no segundo semestre deste ano.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
This website uses cookies.