ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um novo desafio para Yndi

Com apenas 18 anos, Yndiara Losekann Asp já tem um currículo de dar inveja quando o assunto é skate. Em 2014, venceu o circuito brasileiro em sua categoria e este ano foi vice-campeã. Agora, ela embarca rumo a um desafio e tanto: participará do Vans Girls Combi Pool Classic, a primeira etapa do circuito mundial feminino, que será na Califórnia, Estados Unidos, na divisão amadora, a partir de 15 anos.

Yndi, como gosta de ser chamada, é natural de Florianópolis, onde mora, mas costuma passar as férias na casa do avô em Santa Cruz do Sul. E foi justamente aqui que ela teve seu primeiro contato com o esporte. No Natal de 2004, quando tinha 7 anos, a menina ganhou um skate de presente e começou a andar na pista da cidade. No entanto, quando retornou à capital catarinense, deixou o esporte de lado, já que não havia nenhum local apropriado para andar próximo a sua casa.

ads6 Advertising

Publicidade

Atualmente, a skatista, que ocupa a segunda colocação do ranking brasileiro em sua categoria – em 2014 chegou a liderar a lista –, foca em seu primeiro desafio internacional. Acompanhada de duas amigas que também irão competir, ela embarcará em 7 de janeiro aos Estados Unidos, onde vai permanecer por 50 dias. A programação inclui duas semanas de treinos na pista que será palco da competição. A ideia é estar familiarizada com o local no dia 24, data das provas. E Yndi promete dar o seu melhor. “Eu estou ansiosa”, confessa.

Apesar de ser seu primeiro desafio fora do Brasil, ela chegou a participar de uma etapa do Mundial que ocorreu em Florianópolis neste ano. O resultado não poderia ter sido melhor: primeira colocação. O desempenho na competição, além dos bons resultados no circuito brasileiro nos últimos dois anos, lhe rendeu o convite para participar do Vans Girls Combi Pool Classic. “Chegou a hora de ir para fora, ir ‘para a gringa’, conhecer novas pistas, participar de novos campeonatos”, projeta a santa-cruzense.

ads7 Advertising

Publicidade

Apoio de quem está perto é fundamental

O convívio de Yndiara com o mundo do skate conta com o apoio total da família. Além do pai, Chico Asp, que lhe ensinou a dar as primeiras voltas ainda aos 7 anos, o avô Cezinha é outro entusiasta da menina e irá custear a viagem aos Estados Unidos. O irmão Yuri, de 13 anos, também se arrisca andando de skate. “Ele é meu parceiro. Está sempre comigo”, explica.

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta