ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um pouco antes, uma homenagem que se impõe

Na minha próxima coluna, a data já terá passado, por isso me antecipo. Quero oferecer esta reflexão às enfermeiras e aos enfermeiros, que são lembrados no Dia da Enfermagem, 12 de maio. As datas comemorativas, quase todas, frequentam o calendário para que tenhamos presente com mais ênfase o exercício de cada profissão ou de cada missão. A pandemia, que ora vivemos, nos colocou e coloca frente a frente com esses profissionais, também surpreendidos pela doença e, por isso, também convivendo com a incerteza, a insegurança e, por que não, com o medo.

Como pró-reitor de Graduação da Unisc, a primeira formatura que presidi foi de uma turma da Enfermagem. Era o dia 11 de janeiro de 2014. Vou relembrar parte do meu discurso de encerramento da solenidade.

ads6 Advertising

Publicidade

Na verdade, vocês dão muito mais que o saber, vocês alimentam a esperança, a vida. E para isso, às vezes, o saber não é suficiente. O saber amealhado é importante, não há dúvida, mas só o será se for posto a serviço da esperança e da vida.

Há profissões em que, pela característica peculiar, dá para fazer mais o bem, mas estas devem ser exercidas por pessoas boas. Ana Nery, no filme Brava gente, a história de Ana Nery, fala: “A minha função aqui é consolar os feridos. Se devo ser morta por ajudar os outros e por salvar uma criança que estava gangrenada, que assim seja. Sinto que vim à vida para cuidar deles. Quando existe amor, é mais fácil passar pelo sofrimento.”

ads7 Advertising

Publicidade

Noutra passagem, mais uma vez, a fala de Ana Nery, enfermeira que amparou os soldados do exército brasileiro na Guerra do Paraguai. Ela foi advertida por atender um soldado inimigo. Então disse: É um ser humano, vamos cuidar dos feridos.”

Incluo na minha homenagem os técnicos, os auxiliares de enfermagem, também eles certamente com papel relevante para o bom êxito de quem cuida da vida.

ads8 Advertising

Publicidade

***

Faz um ano que assumi este espaço. Agradeço de coração a todos que me prestigiam com a sua leitura.

LEIA MAIS COLUNAS DE ELENOR SCHNEIDER

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta