ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um rádio gigante

A Rua Marechal Floriano ganhou ares de modernidade em 1953, com a inauguração do novo edifício do Colégio São Luís. Ele foi erguido no mesmo local onde ficava o antigo prédio e formou um conjunto harmônico com a Praça Getúlio Vargas, enchendo a comunidade de orgulho.

Construído pela empresa santa-cruzense Lux, Goldmann & Kothe, o prédio trouxe, entre outras novidades, o piso térreo com espaço para quatro lojas, duas de cada lado da enorme porta de acesso ao educandário. No segundo piso, havia quatro salas de aula, biblioteca, sala dos professores e apartamentos. No terceiro andar, o auditório.

ads6 Advertising

Publicidade

Quando o prédio estava pronto, as pessoas passaram a comentar e a questionar o que lembrava o novo edifício. A conclusão foi de que era um rádio gigante. Aqueles velhos aparelhos valvulados, que hoje a gente encontra expostos em museus e casas de antiguidades.

A primeira loja a instalar-se no local foi a filial da Casas Martin, em 31 de julho de 1952. Seguiram-se a joalheria Goettert & Kothe, a ótica Hoffmann & Spode e o Banco Santa Cruz. A Kothe e a Hoffmann-Spode ainda permanecem.

ads7 Advertising

Publicidade

Sugestão do tema: Iury Schmith     
Pesquisa: Gazeta do Sul

Foto: Divulgação
Rádio pode ter servido de inspiração ao arquiteto

 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta