No dia 8 de abril, o Grupo de Trabalhadoras Rurais de Rincão da Estrela, iniciaram as plantações de ervas e plantas medicinais no relógio do corpo humano implantado no Horto Municipal, na localidade de Rincão da Estrela. O relógio do corpo humano é uma metodologia de trabalho aplicada com o apoio, assessoramento e criação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar do Escritório de Estrela Velha Giana Redin e Fernando Redin.
Segundo os extensionistas essa iniciativa surgiu da necessidade de conhecer e vivenciar experiências com as plantas medicinais, que sempre tiveram um significado importante para atenção básica à saúde das famílias.
Possui um fator inédito que o caracteriza como inovador, que é a relação das plantas medicinais com os principais órgãos do corpo humano, informando os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para auxiliar o bom funcionamento ou atender os transtornos de saúde mais característicos deles. O diferencial dessa metodologia é estimular as pessoas a conhecerem melhor o seu próprio organismo. Através deste espaço, elas aprendem onde cada órgão está localizado e qual sua função, promovendo uma reflexão sobre os nossos hábitos e estilos de vida.