ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um time português

Na semana passada, lembramos do jornalzinho O Português, que foi lançado pelo Benfica FC, de Santa Cruz do Sul. Hoje, vamos lembrar um pouco da história da entidade, que teve início em 10 de maio de 1965.

O clube de futebol da antiga Vila Jardim (Bairro Santo Inácio) foi criado na casa de Edmundo Hillesheim, ex-técnico e grande mentor do Benfica. Seu primeiro presidente foi Divo Rehbein, tendo Antônio Soares como vice. Selvino Bressler foi o primeiro sócio pagante, e Araci Wagner a primeira rainha. 

ads6 Advertising

Publicidade

Com o crescimento da agremiação, os dirigentes alugaram o antigo moinho de milho de Lindolfo Herberts, esquina da Coronel Jost com Conselheiro Trockel. Ali instalaram uma bela sede, com bar e mesas de snooker e pingue-pongue. Hoje, no local, fica o bar Benfica, mas sem vinculação com o antigo clube.

Sem dinheiro em caixa, foi preciso improvisar nos fardamentos. Na antiga loja Knak Irmãos, foram compradas camisetas brancas e, sobre elas, costuradas faixas vermelha e verde. Após, veio a camiseta verde tingida.

ads7 Advertising

Publicidade

O time jogou uma decisão no Estádio dos Plátanos. Em uma excursão para Candelária, a partida foi transmitida pela Rádio Princesa e acompanhada pelos torcedores em Santa Cruz. 

Foto: Divulgação
Fardamento verde: em época de crise, valia até tingir as camisetas para fazer bonito nos campos da região
 

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta