ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Uma data para Santa Cruz refletir sobre o lixo

ads3

Recolhimento do lixo depositado em ambientes públicos e destinação correta é uma das iniciativas previstas para a data | Foto: Cá ssio Filter/Banco de Imagens/GS

ads4

Um momento para a população refletir sobre o consumo e as consequências causadas por ele, como o lixo gerado e a administração dos resíduos. Esse é um dos objetivos do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa organizada por voluntários e que visa mobilizar a população para a limpeza de suas cidades, bairros e demais áreas públicas. A ação ocorre mundialmente no próximo dia 19 de setembro, em formato diferenciado.

Por causa da pandemia do novo coronavírus e das determinações das autoridades para o distanciamento social, neste ano o evento será individual ou em grupos de convívio familiar. “Vamos cuidar do nosso quadrado, sem aglomerações, mas mantendo o mesmo espírito voluntário de dever a ser cumprido com o nosso planeta. Toda a comunidade está convidada a participar”, destaca Débora Leonhardt da Silva, engenheira ambiental e embaixadora do projeto Lixo Zero em Santa Cruz do Sul.

ads6 Advertising
Santa Cruz vai participar do Dia Mundial da Limpeza

Publicidade

Conforme Débora, são três as sugestões do que cada pessoa pode fazer individualmente, na própria residência: a limpeza ambiental, a limpeza digital e, por fim, a limpeza mental. A primeira delas diz respeito à limpeza da própria casa, dos ambientes, resíduos, materiais que não são mais utilizados e até mesmo a separação de roupas para doação. “Outro exemplo são os focos de dengue. Temos casos, já tivemos problemas com isso no ano passado. Então, vamos cuidar nossos vasos de flores e trabalhar essa questão”, destaca. Além disso, ela pede que a população colabore com a separação do lixo.

A limpeza digital, por sua vez, trata da organização dos arquivos digitais presentes nos computadores e celulares. Muitos deles esquecidos e sem nenhuma utilidade para os proprietários. Por último vem a limpeza mental. “A gente sempre fala que temos três casas: nosso corpo, nosso lar e o planeta Terra. A limpeza mental é tirar um tempo para meditar, fazer um exercício, deixar a mente limpa para os próximos desafios”, ressalta Débora. Quem quiser participar pode fazer fotos ou vídeos e postar nas suas redes sociais com a hashtag #eucuidodomeuquadrado.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta