Gravação em Ibarama | Foto: Divulgação
A sétima arte está em evidência no Rio Grande do Sul com a realização do 53º Festival de Cinema de Gramado. O evento que iniciou no dia 13 de agosto, encerra no próximo sábado, dia 23. Entre as produções que ganham destaque na tela do Palácio dos Festivais, está o longa documental “Uma em Mil”, selecionado para a Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos.
O longa será exibido nesta segunda-feira (18), às 14h, no Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. O filme gravado em Ibarama, Guaíba e Porto Alegre, disputa o Kikito com outros cinco títulos. Concorrem com “Uma em Mil”, as produções “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira; “Passaporte Memória”, de Decio Antunes; “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli; e “Rua do Pescador Nº 6”, de Bárbara Paz.
“Uma em Mil” é dirigido por Jonatas e Tiago Puntel Rubert, e o mais jovem tem Síndrome de Down, tema que o documentário explora a partir da ideia de que “uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com a síndrome. Juntos, os dois tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada na vida e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada. Os irmãos são netos de Olinda Dal Ri Puntel (in memoriam) e sobrinhos de Cleber Puntel, residente de Linha Salete, em Ibarama, que são personagens do documentário. Infelizmente dona Olinda partiu antes de ver o filme ganhar as telas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: ‘Uma em Mil’: Documentário sobre Síndrome de Down encerra filmagens
O filme foi produzido também em parceria com a comunidade ibaramense e contou com a participação ativa de moradores, especialmente dos usuários do Cras, que atuaram como figurantes, equipe de apoio, catering e elenco local. A participação de Ibarama no Festival representa um marco para o município, evidenciando a importância da cultura como instrumento de transformação, reconhecimento e pertencimento. O prefeito Valmor Mattana, juntamente com a secretária de Educação, Diulia Francesquett, a presidente da Câmara de Vereadores, Tamara Dal Ri, familiares e membros da comunidade, estarão presentes na exibição do filme em Gramado. Caravanas de Guaíba e Porto Alegre também prestigiarão o momento especial, junto com a equipe de “Uma em Mil”.
A realização da Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos é do Festival de Cinema de Gramado, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema. A exibição dos longas-metragens gaúchos selecionados inicia hoje e segue até sexta, dia 22, data em que haverá a cerimônia de premiação durante a programação noturna do evento.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.