No refeitório, por volta das 14 horas, cerca de 25 alunos, de 3 a 6 anos, degustam um apetitoso espetinho de frutas. Ao ver visitantes chegando, não se demoram em dar um sonoro “boa tarde”. Depois do lanche, cada um vai até a sala de aula – a única da escola – pega um tapete e um brinquedo. No chão, brincam, se divertem e aprendem, na maioria do tempo, sem giz ou quadro negro. As duas professoras passeiam por entre as crianças dando atenção às dificuldades e estimulando a criatividade para a resolução dos problemas.
Cenas como essas são recorrentes no Educandário Thales Theisen, no Bairro Faxinal Menino Deus. Os estudantes que estão frequentando a escola desde o dia 15 de maio são incentivados para que desenvolvam sua autonomia, a prioridade do Método Montessori. A instituição é a primeira de Santa Cruz do Sul a utilizar essa pedagogia, a qual valoriza o aprendizado integral da criança.
O atendimento é feito das 7h30 às 17h45, exclusivamente para filhos de moradores do bairro, sem nenhum custo. A área total pertencente à escola é de 3,6 mil metros quadrados. Porém, atualmente, somente um terço disso é utilizado. Para os próximos anos, a equipe diretiva pretende fazer uma trilha ecológica, para que os recursos naturais sejam aproveitados ao máximo. Além disso, a implantação de uma quadra de esportes também está sendo planejada.
Publicidade
O prédio dispõe de dois pavimentos. No térreo, fica a cozinha, o refeitório, a sala de aula, sanitários e a secretaria. No andar superior, há um auditório, onde, todas as quartas-feiras, a partir das 20 horas, são oferecidas palestras gratuitas para a comunidade. No pátio, tem uma pracinha e uma horta, produzida pelos próprios alunos. A equipe de trabalho é formada por duas professoras e três estágiarias. Também há um atendimento voluntário multiprofissional, integrado por dentista, médico, nutricionista, pedagoga e psicóloga.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTE FIM DE SEMANA
Publicidade
This website uses cookies.