ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

União Corinthians mostrou: é possível

A conquista ocorreu no último sábado à noite, mas mesmo uma semana depois é impossível não se emocionar com o feito: o título do Campeonato Brasileiro de Basquete 2021 obtido pela Stock Med/União Corinthians, que carrega no DNA, como bem se sabe, o mesmo ímpeto da Pitt/Corinthians, o Corinthians do Ary Vidal, campeão nacional em 1994. A garra com que o jovem grupo de atletas do União Corinthians de agora enfrentou o Flamengo Blumenau, na final disputada na Arena Brusque, em Santa Catarina, deixava entrever que eles sabiam perfeitamente bem a que legado estavam honrando. E o honraram com glória.

Pode não se tratar do certame do Novo Basquete Brasil, o NBB, que hoje aglutina as equipes de ponta no País, mas era uma competição oficial sob a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Por isso, e inclusive diante da ampla visibilidade que a reta final do torneio teve junto à TV, bem como a própria mobilização da equipe esportiva da Rádio Gazeta FM 107,9, em âmbito local e regional, a conquista torna-se muito inspiradora para o momento em que vivemos no País.

ads6 Advertising

Publicidade

Romeu apontou para um aspecto: a direção segura, eficiente, atenciosa. Cabe ao técnico Athos Calderaro o elogio maior, à frente de toda a equipe de dirigentes e de apoio, que obviamente tem sua parcela de merecimento e competência. Mas Athos, como um maestro, um legítimo líder, soube orientar cada atleta de maneira a permitir que se expressasse da melhor forma em quadra. Isso é muito inspirador. Num mundo que, submetido a uma pandemia, busca a superação, uma retomada, os feitos que cada empresa, família ou pessoa busca só poderão ser alcançados se for colocado em prática um projeto como o que o União Corinthians empreendeu. Quando a meta não é pequena, e chega a ser do tamanho de um país, é preciso união, sinergia, sintonia, competência individual e coletiva. Se algo falha na equação e há desvios de energia (por exemplo, com polarizações e bate-bocas inúteis, estéreis, fúteis, inclusive em redes sociais), nenhuma vitória é viável. Mas se há união e vontade de jogar junto, a conquista acontece.

O União Corinthians mostrou que é possível.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta