ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Unidades de atendimento veterinário vão ceder anestésicos aos hospitais

ads3

Parceria foi acertada em videconferência com a presidente do CRMV e a secretária Arita Bergmann

ads4

Uma parceria colaborativa para o reabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação nos hospitais gaúchos foi criada entre a Secretaria da Saúde (SES) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS). O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) também será parceiro no projeto.

A medida prevê que medicamentos em estoques de clínicas e hospitais veterinários que não fizerem falta imediatamente para o atendimento de pets possam ser repassados para hospitais que estão necessitando. São medicamentos que possuem prescrição humana e animal liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alguns fármacos que podem ser cedidos para utilização em humanos são: propofol, midazolam, diazepam, fentanilas, lidocaína e todos opióides, como metadona e morfina.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Hospitais de Santa Cruz registraram queda de até 70% em atendimentos

O conselho está fazendo um inventário dos estoques presentes nas instituições veterinárias e abrindo um canal digital de acesso nas suas redes para adesão e disponibilização dos itens, para serem repassados aos hospitais. Os serviços de saúde veterinários poderão fazer o cadastro no site do CRMV/RS, que será lançado nesta sexta-feira (10), para participar do projeto.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saúde do RS orienta hospitais a cancelarem cirurgias eletivas

Mais informações serão repassadas em uma live, na noite desta sexta-feira. A transmissão, com o tema “Como médicos veterinários podem auxiliar na crise de medicamentos e equipamentos de combate à Covid-19”, ocorre a partir das 20h30, na página do Conselho Regional de Medicina Veterinária, no Facebook.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta