ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Unimed cria ambulatório para desafogar hospitais

ads3

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de Santa Catarina

ads4

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) criou mais uma alternativa em apoio aos hospitais de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires. Desde quinta-feira, passaram a funcionar ambulatórios para atendimentos de baixa complexidade nesses três municípios.

Para pessoas com casos suspeitos de Covid-19, a orientação é fazer uma teleconsulta no PA Virtual (https://www.unimedvtrp.com.br/pavirtual) antes de sair de casa. Nesse canal, o cliente conversa com um médico da Unimed, que avalia a situação e decide, junto com o paciente, a melhor conduta (permanecer em casa, buscar o Ambulatório Unimed ou a emergência hospitalar).

ads6 Advertising

Publicidade

COMO FUNCIONA
Santa Cruz do Sul
Clientes devem se dirigir às emergências dos hospitais Ana Nery e Santa Cruz. Após a triagem, as consultas médicas classificadas como não urgentes ou pouco urgentes (classificação azul ou verde) são direcionadas para a estrutura da Unimed VTRP para atendimento.

O Ambulatório Unimed de Santa Cruz do Sul funciona no Núcleo de Atendimento, na Rua Sete de Setembro, 561 (antigo Keller Niedersberg). Horário de atendimento: segunda a sexta, das 17 às 23 horas; sábado e domingo, das 8 às 22 horas.

ads7 Advertising

Publicidade

O Ambulatório Unimed de Venâncio Aires funciona na Rua Reinaldo Schmaedecke, 1175. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 17 às 23 horas; sábado e domingo, das 8 às 22 horas.

CASOS SUSPEITOS DE COVID
1 – Clientes que estiverem com sintomas de Covid-19 devem fazer uma consulta em vídeo com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed (https://www.unimedvtrp.com.br/pavirtual).

ads8 Advertising

Publicidade

3 – Nos casos mais leves, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa. Nas demais situações, os médicos indicarão se o cliente deve ir até o Ambulatório Unimed ou procurar atendimento hospitalar.

4 – Essas orientações são para clientes de toda a área de atuação da Unimed VTRP.

IMPORTANTE – Para evitar aglomerações, os clientes com sintomas de Covid-19 devem primeiro fazer o contato com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed (https://www.unimedvtrp.com.br/pavirtual), para receber a orientação de como proceder.

Publicidade

LEIA MAIS: Campanha contra a Covid-19 reforça a necessidade de prevenção

O PROTOCOLO DAS CORES
O método de classificação por cores, o Protocolo de Manchester, classifica os pacientes com base em sinais e sintomas.

VERMELHO: EMERGÊNCIA – É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais precisam de atendimento imediato: quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.

Publicidade

LARANJA: MUITO URGENTE – Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até dez minutos. Abrange casos como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas etc.

AMARELO: URGENTE – Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos. Para situações como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.

VERDE: POUCO URGENTE – A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até duas horas. Abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise etc.

AZUL: NÃO URGENTE – Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples. Nessa classificação, o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até quatro horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas. No Ambulatório Unimed, os atendimentos serão realizados para pacientes com classificações que se enquadram nas cores verde e azul.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta