Na tarde de quarta, 1º, no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), como atividade integrante do V Ciclo de Conferências e do V Seminário dos Grupos de Pesquisa, foi apresentada palestra sobre o tema A interdisciplinaridade na pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, inovador e sustentável. A atividade compôs também uma das palestras de capacitação do Programa Pedagogia Universitária.
Quem falou sobre o assunto foi o professor Jalcione Pereira de Almeida, doutor em Sociologia pela Universidade de Paris X. A explanação, aberta ao público acadêmico e isenta de custos, teve como principal objetivo promover o debate sobre a interdisciplinaridade na pesquisa e no desenvolvimento. Além disso, Almeida abordou os desafios e as potencialidades da prática interdisciplinar na pesquisa.
“As pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre, por exemplo, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Em linhas gerais, a interdisciplinaridade é uma prática de pesquisa que pressupõe interação efetiva entre pesquisadores de disciplinas diferentes, mas com o mesmo objetivo. Este, bem definido”, resumiu o palestrante.
Publicidade
Segundo ele, esse grupo deve ter como característica uma abertura muito grande às trocas disciplinares. “Ela (interdisciplinaridade) não elimina as especializações de cada um, pelo contrário, reforça as mesmas em torno da problemática comum a todos, embora, porém, isso não signifique que todos tem que trocar com todos”, afirma.
Almeida atesta que a necessidade da pesquisa interdisciplinar se evidencia diante da complexidade dos problemas, que exigem o conhecimento de pesquisadores expertises em diferentes disciplinas para serem resolvidos.
Publicidade
This website uses cookies.