Educação

Unisc terá espaço de incentivo à ciência e tecnologia para alunos de escolas públicas

Visando à inovação e o desenvolvimento do interesse dos alunos da Educação Básica pela área das ciências exatas, a Universidade de Santa Cruz do Sul estará colocando em prática uma nova proposta. De autoria dos professores Alessandra Gobbi e Jorge Ribas, do departamento de Engenharia e Computação, o projeto Praça Stem: Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).

A ideia é que o projeto contemple diversos espaços da universidade, tanto ao ar livre quanto internos. Conforme a vice-reitora da Unisc, Andréia Valim, os locais, modulares e adequados às atividades propostas, contarão com kits de construção da empresa Fischertechnik. A intenção é simular projetos de engenharia e de arquitetura com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas de Santa Cruz do Sul, estimulando atividades em grupo e trabalho em equipe. Há a possibilidade de que outros espaços da cidade também sejam utilizados para o desenvolvimento do projeto.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc reúne projetos de três regiões do Rio Grande do Sul

Publicidade

O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica. Para a Unisc, o valor cedido pelo Governo Federal a fim de colocar a Praça Stem em prática deve ser de R$ 295 mil. Além disso, o projeto conta com parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Mercur.

Mais sobre o projeto

Andréia explica que foi identificada uma falta de interesse nos estudantes nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. “Nós temos poucos alunos evoluindo para esses cursos da área das exatas, e precisamos estimular os estudantes do Ensino Fundamental a pensar a ciência, a pensar a matemática numa forma prática; e também os alunos do Ensino Médio já prospectarem que essa é uma carreira interessante. Todo mundo acha que matemática é muito difícil, que física é difícil, mas como é que a gente pode transpor essa dificuldade construindo soluções?”

LEIA TAMBÉM: Matrículas para cursos técnicos da Unisc em Pantano Grande estão abertas

Publicidade

Com os espaços, que serão de livre acesso e incentivarão os estudantes para que consigam imaginar e construírem soluções às quais serão desafiados, a expectativa é que o conhecimento nas áreas das ciências exatas evolua. Desse modo, também há o incentivo para que os estudantes ingressem em cursos superiores de Engenharia, Arquitetura, Matemática e outras graduações afins. “O que a Unisc propõe é trazer os estudantes pra dentro, mostrar que a área das ciências, tecnologia, engenharia e matemática são áreas possíveis de serem imaginadas”, reforça Andréia.

A vice-reitora também destaca a importância do ingresso dos alunos nas instituições de Ensino Superior. “Nosso papel enquanto universidade é sempre estimular que o aluno do Ensino Médio enxergue que fazer algum Ensino Superior é possível e que, tendo o Ensino Superior, ele vai ter uma diferença muito grande na sua vida”, comenta. Ela afirma que a possibilidade de cursar em uma faculdade ou universidade muda a condição social das pessoas, traz mais desenvolvimento aos municípios, estimula o empreendedorismo e aumenta o salário dos trabalhadores de uma região.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.