ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Univates amplia atuação e realiza parcerias com a China

A Univates, representada pelo reitor, Ney José Lazzari, e pela assessora para assuntos interinstitucionais e internacionais, Viviane Bischoff, esteve na última semana visitando cinco instituições de ensino superior da China. O objetivo é fomentar parcerias nas áreas de ensino de Línguas Portuguesa e Chinesa, engenharias, especialmente da área biomédica, e gestão.

As instituições visitadas foram Beijing Language and Culture University (BLCU), de Pequim, The Open University of Hong Kong, de Hong Kong, University of Shanghai for Science and Technology (USST), de Xangai, Instituto Politécnico de Macau (IPM) e Macau University of Science and Technology, de Macau.

ads6 Advertising

Publicidade

Dentro de quatro anos, a meta da Univates é ter um Instituto Confúcio, ou seja, um centro de ensino da língua e cultura chinesas para a comunidade com cursos gratuitos, custeados pelo governo chinês. “Para isso, precisamos formar pessoas que conheçam a língua e a cultura chinesas. Por isso, nosso primeiro passo foi divulgar bolsas de estudo em Macau que o IPM está oferecendo à Univates. A ideia é que diplomados e alunos da Univates fiquem quatro anos na China estudando mandarim. A experiência permitirá aos bolsistas imergirem na cultura e na língua chinesas conquistando um perfil tanto para receber alunos chineses aqui, dar aulas de mandarim, como para apoiar empresas da região no comércio com o continente asiático”, adianta o reitor.

A USST chamou a atenção por sua forte atuação na área das engenharias. “A Universidade de Xangai é referência na área da engenharia biomédica, o que nos interessa muito. Ela produz equipamentos da área médica e há interesse forte da Univates em fomentar parceria e oferecer o mesmo curso, de Engenharia Biomédica, aqui na Instituição”, ressalta Lazzari. A Universidade de Xangai ainda demonstrou interesse em realizar parcerias com cursos da área de gestão. “Ela é reconhecida pelo governo da China como uma das melhores na formação na área de business do país. A estrutura dos cursos de gestão dela é fantástica, com simuladores de bolsa de valor, serviços bancários, jogos de empresas etc. Simula todos os processos de mercado com valores reais e forte atuação na exportação e negociação internacional”.

ads7 Advertising

Publicidade

Bolsas para Macau

Estudantes e diplomados pela Univates nos últimos três anos podem se candidatar, até o dia 7 de maio, para as três bolsas de estudo do curso de licenciatura em Língua Chinesa para Estrangeiros oferecidas pelo Instituto Politécnico de Macau, na China. Cada bolsa inclui o valor total do curso, alojamento e alimentação por quatro anos – tempo total de duração do curso, que tem início em setembro.

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta