Educação

Universidades comunitárias gaúchas são tema de Comissão Especial da Assembleia Legislativa

Na tarde dessa terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o ato de instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. A finalidade é tratar sobre o papel dessas instituições, além da facilitação do acesso ao ensino superior. Desse modo, a atividade contou com a presença de representantes das 14 instituições de ensino superior que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

A criação da comissão foi aprovada por unanimidade, no final de março, após proposição do deputado estadual Rafael Braga (MDB). A comissão será temporária e discutirá avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. O presidente da Casa Legislativa do Estado, deputado Vilmar Zanchin (MDB), proferiu a efetivação e a instalação da comissão.

LEIA TAMBÉM: Novo centro de inovação da Unisc é apresentado à comunidade

Publicidade

O presidente do Comung e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o espaço para dialogarem. “As universidades têm muito a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Acreditamos que temos capacidade instalada de educação, pesquisa, extensão e inovação. Contem com a nossa competência técnica e humana”, pontuou.

O presidente da comissão, deputado Rafael Braga, que é egresso de universidade comunitária, enfatizou que, assim como ele, muitos gaúchos recebem atendimento e passam pelas instituições. “A história dos municípios e das regiões, e o desenvolvimento econômico crescem junto com as universidades, que mantêm um envolvimento com a comunidade. Se a educação comunitária vai mal, isso reflete naquela região”, afirmou Braga. Portanto, destacou a felicidade de contar com a presença de lideranças das 14 instituições do Comung, que mostram a rápida e forte mobilização da entidade.

LEIA TAMBÉM: Novas instalações do GAJ são inauguradas na Unisc

Publicidade

Além de Braga, que presidirá a comissão, os parlamentares integrantes serão: Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (Progressistas), Issur Koch (Progressistas), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos).

O padrinho das universidades comunitárias, como é conhecido o vice-governador do estado, Gabriel Souza, destacou a força das instituições. “As universidades comunitárias são entidades públicas não estatais, são da comunidade e têm como função natural fortalecer o desenvolvimento regional”, finalizou o vice-governador.

LEIA TAMBÉM: Unisc tem 11 bolsas disponíveis para doutorado; confira em quais áreas

Publicidade

Professor do Amanhã

Durante o ato, o vice-governador fez menção ao programa Professor do Amanhã, prioridade das universidades comunitárias gaúchas, que está em fase de elaboração. Previsto para ser submetido à aprovação na Assembleia nos próximos dias, o objetivo do projeto será adquirir 1 mil vagas de cursos de licenciatura para formar novos professores, que é, atualmente, a maior demanda do estado. As bolsas serão adquiridas de universidades comunitárias, já que o Governo do Estado acredita na qualidade e no compromisso das instituições. Assim, Souza pediu a atenção da Casa com o projeto de lei e a expectativa é de abertura do primeiro edital ainda neste ano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.