A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda completou um ano de funcionamento neste mês, com um índice de atendimentos bem diferente do que registrou em seus primeiros dias de atividade. Se no início a preocupação era com o baixo volume de pacientes, hoje a UPA opera no máximo de sua capacidade. Só em julho, a média foi de 156 pessoas atendidas diariamente. Em maio esta média chegou a 180 – foram 5,5 mil atendimentos no mês.
O volume está acima do indicado pelo Ministério da Saúde, que seria de 150 atendimentos por dia em uma unidade daquele porte. Porém, para Gilberto Gobbi, diretor executivo do Hospital Ana Nery – que administra a UPA em parceria com a Prefeitura –, não há motivos para preocupação. Segundo ele, volume está dentro da capacidade. “A vantagem do hospital administrar a UPA é que há a possibilidade de deslocamento de profissionais no horário de pico, o que ainda não foi necessário. O volume não provocou nenhum contratempo. Conseguimos atender todos de forma tranquila”, salientou.
Na última segunda-feira a UPA recebeu a visita de agentes do Ministério da Saúde para avaliação e auditoria. A equipe da unidade foi elogiada e o parecer será favorável. Os agentes acompanharam pacientes desde a chegada até o fim do atendimento. Conforme Gobbi, na UPA há um acompanhamento da evolução do paciente. “Isso faz com que as pessoas tenham uma melhora constante. Não é apenas no momento da emergência. Existe uma continuidade, como nos postos de saúde e ESFs”, disse.
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A unidade recebeu a habilitação quando começou a funcionar. Agora, após um ano, ganhará a qualificação, o que significa um incremento financeiro mensal de R$ 70 mil do Ministério da Saúde e de R$ 35 mil do governo do Estado. O repasse será autorizado quando a portaria com o relatório favorável for divulgada. Atualmente, o custo mensal é de R$ 450 mil. O governo federal contribui com R$ 100 mil e o Estadual também com R$ 100 mil. O restante é bancado pela Prefeitura. “Esse recurso adicional é fundamental em um momento em que todos estão com dificuldade. A Prefeitura poderá ter um alívio no gasto.”
PRIMEIRO ANO
46.510 Pessoas atendidas
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41.880 Consultas
4.630 Procedimentos
Emergências
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Gobbi destaca que a presença da UPA na Zona Sul contemplou uma região de alta densidade populacional e que a localização favorece os outros bairros, além do Esmeralda. Uma das preocupações é em relação às situações de urgência e emergência. Muitos pacientes não se enquadram nessas classificações quando chegam. “Apenas 10% dos atendimentos são casos de urgência e emergência. Ninguém vai negar atendimento, mas a maioria das situações não é de gravidade. Estamos tentando conscientizar as pessoas para que procurem os postos de saúde para situações mais simples. Isso facilita o atendimento e beneficia a população”, observa.
Os principais procedimentos realizados na UPA são retirada de pontos, curativos, aferição de pressão e glicemia. O diretor frisa que a unidade tem uma estrutura para atender dos casos mais simples aos mais complexos. Há condições para situações com risco de vida, como acidentes e infartos.
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