Política

Urnas eletrônicas começam a ser programadas em Santa Cruz do Sul

Com menos de duas semanas para as eleições municipais em todo o Brasil, marcadas para o dia 6 de outubro, os preparativos para o pleito seguem a todo o vapor. Na tarde desta segunda-feira, 23, começou o processo de carga das urnas da 162ª Zona Eleitoral, na sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul. Nessa etapa, os equipamentos são carregados com as informações dos candidatos e passam por testes, a fim de garantir o funcionamento no dia da votação.

As urnas chegam lacradas à sede da Justiça Eleitoral. Lá, ocorre o processo de carga, em que os equipamentos são programados com o material que contem os nomes e números dos candidatos aptos a receberem os votos no dia 6 de outubro. A etapa foi iniciada em uma cerimônia com presença da imprensa. Também foram convidados os partidos políticos, candidatos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público (MP).

LEIA TAMBÉM: Rádio Gazeta realiza última rodada com candidatos à Prefeitura nesta semana

Publicidade

Além disso, essa etapa também consiste na testagem de todo o conteúdo da urna, para que não apresente nenhum problema no dia das eleições. O juiz da 162ª Zona Eleitoral, André Luís de Moraes Pinto, que responde por Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz, explica que os equipamentos são programados para somente serem ligados às 7 horas do dia 6 de outubro. Nesse momento, é expedida uma espécie de recibo que sai da urna, o qual confirma que não há nenhum voto registrado.

Além disso, também é feito o teste das teclas, para garantir que todas estejam funcionando adequadamente; e do som, o “barulhinho” que a urna faz quando é confirmado o voto. Assim que terminado o processo, as urnas são lacradas com assinatura do juiz eleitoral e do promotor eleitoral e são novamente encaixotadas. Os equipamentos permanecem no depósito da Justiça Eleitoral até a véspera das eleições, quando começam a ser transportados aos locais de votação.

OPINIÃO: Marcio Souza: “Campanhas mais prudentes”

Publicidade

Somente em Santa Cruz do Sul, são 319 urnas que receberão os eleitores no dia 6 de outubro. Na 40ª Zona Eleitoral, que atende a zona norte de Santa Cruz, além dos municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Sinimbu, o trabalho de carga das urnas deve começar nesta terça-feira, 24.

Segurança das urnas

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o juiz Moraes Pinto também reforçou a credibilidade das urnas. “Felizmente, nestas eleições, não se está mais discutindo algo que era totalmente descabido, que era a discussão acerca da confiabilidade das unas eletrônicas. Elas já estão aí há quase 30 anos, funcionando e com demonstração de absoluta transparência e efetividade”, comenta. Além disso, o juiz eleitoral também esclarece que não há a possibilidade de um ataque hacker ou a ação de algum programa externo sobre as urnas, visto que elas não estão ligadas à rende mundial de computadores.

Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.