ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vacinação contra a Covid-19 já causa efeitos positivos nos hospitais

ads3

ads4

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, o médico infectologista Eduardo Sonda afirmou que a situação de Santa Cruz do Sul frente à pandemia melhorou muito quando comparada a março e abril deste ano, período em que a quantidade de novos casos, hospitalizações e mortes atingiram seu ápice no município. Essa melhora, no entendimento do médico, está diretamente ligada ao avanço da vacinação.

Sonda, que também é responsável pelo controle de infecções do Hospital Ana Nery (HAN), destacou ainda a redução no número de internados. “Para o pessoal ter uma ideia, nós já estamos há quase uma semana com leitos de enfermaria (clínicos) sem ninguém internado, e os de UTI esvaziando. Hoje (segunda) tivemos mais duas altas”, disse. Em março, o Ana Nery chegou a ter mais de 30 pacientes internados nos leitos clínicos, o que levou a instituição ao seu limite máximo de operação.

ads6 Advertising
“Pessoas vacinadas internam quase zero”, diz infectologista

Publicidade

O avanço da vacinação, que atualmente já abrange mais da metade da população santa-cruzense com pelo menos uma dose, é um fator apontado pelo médico como determinante para o arrefecimento da pandemia. “Estamos vendo que isso está diretamente relacionado com o número de internações. É muito nítido: quando começou a vacinação das pessoas de 50 anos, começaram a internar as de 40. Quando vacinou-se as de 40, começaram a internar as de 30, e sempre diminuindo”, relata.

Nesse sentido, Sonda salienta que tem sido raro ver uma pessoa que já possui o esquema vacinal completo apresentar complicações graves decorrentes da Covid-19. “Com certeza, as vacinas ajudam a atenuar os sintomas, então alguém que poderia ter internado não interna mais, acaba tendo um quadro mais leve”, observa. O infectologista reforça, no entanto, que mesmo quando toda a população estiver imunizada o coronavírus ainda vai existir, tal qual o vírus da gripe e outras doenças para as quais já existe vacina.

ads7 Advertising