Cinco anos depois da primeira morte por coronavírus em Santa Cruz do Sul, a vacinação da população tem sido um grande desafio para o poder público. Desde 2020, o município já registrou 52.511 casos e 434 óbitos em decorrência da doença.
Segundo o Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a procura pela vacina está baixa, principalmente no público formado por crianças. Mas a pasta também tem registrado falta na entrega das doses, principalmente das destinadas aos adultos. A reposição está sendo feita na medida do possível. A disponibilidade maior é dos imunizantes para crianças (6 meses a 4 anos, 11 meses 29 dias); para crianças maiores (5 anos a 11 anos) e adolescentes/adultos (12 anos ou mais).
LEIA TAMBÉM: Brasil possui mais de 3 milhões de profissionais de enfermagem registrados
Publicidade
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. No entanto, a recomendação da secretaria é de que a pessoa que deseja buscar pela imunização faça contato telefônico com a unidade de saúde para verificar se naquela data haverá abertura de frasco. Para se proteger do coronavírus, crianças de 6 meses a menores de 5 anos precisam completar o esquema de duas ou três doses, dependendo da vacina. Já maiores de 5 anos e adultos precisam fazer apenas uma dose. As gestantes fazem uma dose em cada gestação.
Os idosos precisam ser vacinados a cada seis meses, assim como imunocomprometidos. Pessoas dos grupos especiais devem fazer uma dose anual (exceto imunocomprometidos, que precisam ser imunizados duas ou três vezes, a depender de esquema prévio).
LEIA TAMBÉM: Mais de 500 doses de vacina foram aplicadas nos postos de Santa Cruz durante o Dia D
Publicidade
Pertencem aos grupos especiais: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
This website uses cookies.