Categories: Regional

Vacinação contra gripe será intensificada em SCS no sábado

Neste sábado, 9, acontece o Dia “D” de mobilização nacional contra a influenza (gripe). Todos os ESF’s, Postos de Saúde, Cemai, Cemas e Posto Central de Santa Cruz do Sul estarão em atendimento das 8 horas às 17 horas. Além destes, a Unidade Móvel da Saúde estará realizando a vacinação na Praça Getúlio Vargas. 

A campanha, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, já imunizou até o momento 13.749 pessoas, ou seja, 33,08% do público-alvo. Entre as crianças menores de 5 anos foram vacinadas 1.514, ou seja, 25%. No grupo das gestantes foram 315 (24,92%); puérperas, 89 (42,79%); trabalhadores da saúde, 1.423 (23,62%); idosos, 7.059 (45,15%); população privada de liberdade, 98; funcionários sistema prisional, 54; doentes crônicos, 3.123.

Segundo o Secretário de Saúde, Henrique Hermany, o Dia “D” é marcante dentro da campanha da gripe. “Esta é uma oportunidade para as pessoas que não conseguem ir até os postos de saúde para se vacinar.” O organismo leva, em média, cerca de duas a três semanas após a vacinação para criar anticorpos que previnem a gripe, por isso se faz necessária a imunização no período da campanha, garantindo a proteção antes que o inverno chegue.

Publicidade

A coordenadora do Programa de Imunizações, enfermeira Raquel Emmel Lopes, enfatiza quais os documentos necessários para a vacinação. “Para as crianças nas faixas etárias é recomendado apresentar cartão SUS do município, bem como cartão de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica, ou xerox da receita atualizada (2015), que comprove a condição de paciente portador de doença crônica, esta ficará retida na unidade de saúde onde for realizada a vacinação. Lembrando que todas as vacinas, inclusive a do HPV, estarão sendo disponibilizadas com o objetivo de colocar em dia a carteirinha da vacinação.”

Grupos prioritários

A vacinação contra a gripe abrangerá as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde e os povos indígenas.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.