Regional

Vale do Rio Pardo tem alerta de chuva volumosa e risco de temporais até sexta-feira

A Defesa Civil estadual atualizou, nesta terça-feira, 17, as previsões hidrológicas e meteorológicas para o restante da semana no Rio Grande do Sul. Devido aos volumes expressivos de precipitação já observados e a previsão de continuidade das chuvas volumosas até a próxima sexta-feira, 20, o Estado segue em status alerta e severo. Há risco de inundação para os rios São Sepé e Jacuí (em Cachoeira do Sul e em Rio Pardo), devido aos altos acumulados observados em suas bacias.

Na tarde e noite de terça, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e o fluxo de umidade do norte provocam chuva forte e persistente, com raios, nas Missões, no Oeste, na Campanha, na Costa Doce, na Região Metropolitana, no Vale do Rio Pardo e no Litoral Médio. Conforme a meteorologista Cátia Valente, há risco de temporais com granizo nas Missões, Oeste, Campanha e Centro. Os volumes variam entre 20 e 60 milímetros, podendo chegar a 80 milímetros em áreas do Centro, das Missões, do Noroeste e do Vale do Rio Pardo. Ventos do norte alcançam 50 a 70 km/h na metade Norte.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho ultrapassa cota de inundação no Bairro Várzea

Publicidade

Na madrugada e manhã desta quarta-feira, 18, a chuva forte segue no Oeste, nas Missões, no Noroeste, na Campanha, na Costa Doce, na Região Metropolitana, nos Vales e no Litoral Médio e Norte, com raios e chance de granizo. À tarde e à noite, as instabilidades se deslocam para o Centro, para o Norte, para os Vales, para a Costa Doce e para a Região Metropolitana.

Os acumulados variam de 40 a 90 milímetros por dia nessas áreas, podendo chegar a 140 milímetros por dia no Noroeste, nas Missões, nos Vales e entorno da Região Metropolitana. Nas demais regiões, ficam abaixo de 40 milímetros por dia.

Na quinta-feira, 19, a chuva persiste com intensidade moderada a forte nas Missões, no Noroeste, no Centro, no Norte, nos Vales, na Serra e no Litoral Norte, com volumes entre 30 e 60 milímetros por dia, podendo atingir 100 mm/dia em pontos do Noroeste e do Norte. No Oeste, na Campanha e no Sul, o tempo firme retorna. Na sexta-feira, 20, a formação de um ciclone próximo à costa gaúcha mantém o tempo instável.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corpos de casal que desapareceu ao tentar atravessar arroio são encontrados

Chuva moderada a forte atinge o Norte, o Nordeste, a Região Metropolitana, a Costa Doce, o Litoral Médio e parte da Campanha, com acumulados entre 40 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 75 milímetros por dia na Costa Doce e no Litoral Médio. Nas demais áreas, chuva fraca a moderada com volumes abaixo dos 40 milímetros por dia.

Situação hidrológica

A condição hidrológica atual é de rios com tendência de elevação em praticamente todo o Estado, e limiares variando entre normalidade e cota de alerta em função das chuvas dos últimos dias, atingindo cota de inundação no rio Ibirapuitã em Alegrete.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja como foram os impactos da chuva nos municípios do Vale do Rio Pardo

Em função da sequência de precipitações com acumulados elevados nos próximos dias, principalmente no centro e metade oeste do Estado, é indicada as condições de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em Amarelo e Laranja no mapa hidrológico, respectivamente, com risco de ocorrências de alagamentos em perímetros urbanos e enxurradas em virtude de chuvas intensas, cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, além como a elevações em rios maiores, que devem variar entre limiares de normalidade e atenção para inundação.

Nestas áreas também há risco de movimentos de massa em regiões vulneráveis. É indicado risco de inundação para os rios Ibirapuitã (em Alegrete), Ibicuí (em Manoel Viana), Santa Maria (em Rosário do Sul), Vacacaí (em São Gabriel), São Sepé e Jacuí (em Cachoeira do Sul e em Rio Pardo).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.