O município de Vale do Sol assinou um convênio com o governo do Rio Grande do Sul para viabilizar ações de recuperação em estradas rurais danificadas pelas enchentes de maio de 2024. A iniciativa integra o Programa de Recuperação de Estradas Vicinais, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu no auditório da Secretaria, em Porto Alegre, nessa segunda-feira, 16, com a presença do titular da pasta, Edivilson Brum. Além de Vale do Sol, outros municípios como Pântano Grande, Encruzilhada do Sul e Mato Leitão já haviam aderido ao programa em momentos anteriores.
LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul registra danos causados pela chuva, e 40 pessoas ficam desalojadas
Publicidade
Ao todo, 174 municípios dos 356 que se inscreveram no edital já estão recebendo recursos – que podem chegar a até R$ 300 mil por cidade – destinados à recuperação de estradas vicinais. Os valores são repassados pelo governo do Estado por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), totalizando quase R$ 107 milhões em investimentos.
Para acessar os recursos, os municípios em situação de emergência enviaram projetos contendo as demandas de infraestrutura rural. As propostas podem incluir a contratação de horas-máquina para equipamentos como trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, caminhões, motoniveladora (patrola), pá carregadeira e caminhão prancha. Também estão previstas a aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho, essenciais para a recuperação das vias.
Publicidade
This website uses cookies.