Categories: Esportes

Van der Garde ganha processo e ameaça estreia de Nasr na Fórmula 1

Está instaurado o caos na Sauber: a Suprema Corte de Victoria, na Austrália, julgou, na manhã desta quarta-feira, 11, no horário local, procedente e deu ganho de causa ao caso de Giedo van der Garde, que pleiteia um lugar na equipe em virtude do contrato assinado no ano passado, quando era piloto reserva da equipe e tinha um acordo que o dava uma vaga de titular nesta temporada.

Isso significa que a Sauber vai ter de dar ao holandês uma das vagas que hoje pertencem a Felipe Nasr e Marcus Ericsson, que tem contratos válidos para este ano. Segundo o juiz do caso, Clyde Croft, Van der Garde “permanece pronto e capaz de retomar suas obrigações” de piloto.

Ainda, o juiz informou que advogados enviaram um e-mail à Sauber comunicando a decisão e indicando que “o contrato de Van der Garde deve ser honrado”. A equipe não respondeu à correspondência eletrônica. Van der Garde comemorou o resultado com seus advogados e amigos.

Publicidade

Agora, resta Sauber o que farão Sauber e os dois pilotos. Os dois desembolsaram a mesma quantia, cerca de R$ 60 milhões, para ocupar os carros hoje azuis e amarelos da equipe. Havia a conversa até então de que os advogados dos dois pilotos entrariam com uma ação em caso de derrota nesta audiência.

Na última segunda-feira, 9, o processo judicial movido por Van der Garde teve início. O holandês compareceu à Suprema Corte do estado de Vitória, onde fica a cidade de Melbourne, acompanhado de seus advogados. A Sauber também foi respaldada por seus representantes e levou Nasr e Ericsson ao tribunal.

“No começo de novembro de 2014, Van der Garde foi informado pela diretora-executiva da Sauber, Monisha Kaltenborn, que as duas vagas da Sauber haviam sido entregues para outros pilotos e que, consequentemente, Van der Garde não teria lugar como piloto no time em 2015. O réu recebeu ordens para não tomar nenhuma atitude com o efeito de impedir Van der Garde de seu direito de correr em 2015 como um dos dois pilotos titulares da Sauber”, diziam os documentos dos advogados do piloto à justiça da Austrália.

Publicidade

A Sauber se defendeu dizendo que Van der Garde não tinha a licença para correr nesta temporada tampouco um contrato com a FIA, dizendo que a alegação do holandês é “fútil”, e que não haveria tempo disponível para fazer um banco para que o piloto corra o GP da Austrália. Na audiência, a escuderia chegou a apelar até para um ‘inaceitável risco de morte’.

“Van der Garde não tem experiência em guiar o C34 e não teria tempo suficiente para aprender”, declarou Rodney Garrett, advogado da Sauber. Os advogados de Nasr e Ericsson se basearam no fato de que deveriam ter sido notificados da audiência, coisa que não aconteceu. Ainda, ambos indicaram que, em caso de vitória de Van der Garde, entrarão com um processo contra a equipe.

Van der Garde foi titular da Caterham em 2013 antes de assinar para ser reserva na Sauber no ano passado. Em 2015, o posto de reserva pertence ao italiano Raffaele Marciello, protegido da Ferrari.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.