Regional

Varejo está otimista e prevê retomada em 2025

Após cinco anos, o comércio gaúcho registrou um dos seus melhores desempenhos em 2024 e traz boas expectativas para o próximo ano. A informação faz parte de uma análise apresentada nessa quinta-feira, 5, pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul.

Em nove meses, o comércio varejista cresceu 7,5% e o varejo ampliado, 7,9% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo a entidade, projeção é de que a reta final do ano apresente índices ainda positivos, mas estáveis, com pequena redução no ritmo do crescimento, a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores.

LEIA TAMBÉM: Municípios debatem o meio ambiente em Conferência Intermunicipal

Publicidade

A Federação estima que o varejo ampliado deve ter variação de 6% no quarto trimestre, levando o acumulado do ano para 7,4% acima do registrado em 2023. A perspectiva do levantamento é de que 2025 também será um ano positivo para o consumo no comércio no Rio Grande do Sul. 

Entre os fatores que indicam um 2025 positivo para o comércio, estão a redução do desemprego, com taxa de 5,1% de desocupação no terceiro trimestre, a mais baixa desde o final de 2022. No mesmo ritmo, a renda média real dos gaúchos atingiu, nos dois últimos trimestres, os melhores valores em cinco anos. Foi aferida em R$ 3.599 no segundo trimestre de 2024 e R$ 3.542 no terceiro.

LEIA TAMBÉM: Inadimplência no IPVA em Santa Cruz aumenta; confira os dados

Publicidade

Além disso, a inadimplência, depois da alta em 2023, reduziu-se e chegou, em junho deste ano, a uma queda de 14,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse índice é considerado fundamental pelo varejo, por recolocar novos consumidores no mercado.

O número de dívidas entre cada gaúcho caiu em sete dos dez meses considerados, até outubro. Entre os devedores, as dívidas no comércio representam 10,32%. O maior credor é o setor dos bancos, em 61,39% dos casos. E há um alerta: entre os consumidores gaúchos considerados endividados, 85% são reincidentes.

Ao analisar os dados, o presidente da Federação, Ivonei Pioner, alertou para os movimentos da conjuntura político-econômica em âmbito global e nacional, que podem impactar o cenário gaúcho.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.