Cultura e Lazer

Veja detalhes sobre evento multicultural em Santa Cruz do Sul

O conceito de que no período de férias não há o que fazer nos municípios do interior ficará no passado – pelo menos, em Santa Cruz do Sul. Focando o público que permanece na cidade e em mais um atrativo turístico local, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresentou nessa quinta-feira, 22, a programação do projeto Santa Cruz Multicultural.

A noite de 31 de janeiro será mais do que diversificada na Praça da Bandeira. A partir das 19 horas, o público poderá conferir atividades de diferentes segmentos culturais. O secretário Douglas Albers destacou como diferencial a estrutura para as bandas. Serão três palcos destinados a samba, rock e reggae, com apresentações simultâneas.

LEIA MAIS: Projeto reunirá diferentes segmentos da cultura no dia 31 de janeiro

Publicidade

“O objetivo de um governo é fomentar a cultura e o turismo, é fomentar todas as outras áreas e isso tudo reverter em desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou Albers. “E é isso que estamos fazendo e é por isso que temos colocado criatividade em nossas ações, para fazer Santa Cruz se desenvolver cada vez mais culturalmente, turisticamente e em todas as outras áreas.”

Ressaltou também o fato de que todos os artistas convidados são do município. “Talvez isso seja o mais interessante. Precisamos valorizar cada vez mais o artista cultural, porque foram os que mais sofreram nos últimos anos, com pandemia, enchente. Eles precisam de um olhar atento e é isso que vamos proporcionar no dia 31.”

LEIA TAMBÉM: HBier projeta dobrar produção em 2026 e alcançar 1 milhão de litros de cerveja

Publicidade

Além da música, em seus diferentes estilos, a programação apresentada em evento realizado nessa quinta-feira, 22, no Salão Nobre do Palacinho, conta com exposição de quadros no espaço do pergolado, em frente à Prefeitura; cinema gigante, proporcionado em parceria com o Sesc, com a disponibilização de telão de 7 por 5 metros; estúdio de filmagem montado pelo polo audiovisual; show circense com malabares na Rua Marechal Floriano; presença de grafiteiros com pinturas em tempo real; sarau literário organizado em conjunto com Mauro Ulrich; apresentação carnavalesca, dando o tom do que virá na Festa de Momo; exposição de artesanato e folclore culinário, com alimentos típicos de diferentes países.

O secretário explica que será possível adquirir os produtos feitos por santa-cruzenses, tanto no artesanato quanto nos alimentos. Em relação aos pratos de outros locais, serão disponibilizadas esfirras dos países árabes; empadas da Argentina; poke do Hawaí; sushi do Japão; pretzel da Alemanha; entrevero e ambrosia gaúchos; feijoada brasileira e acarajé baiano. Toda essa movimentação cultural ganhou forma a partir do sucesso da Praça Multicultural realizada em 2025.

LEIA MAIS: Encontro para celebrar o Dia do Fusca chamou a atenção no Centro de Santa Cruz

Publicidade

Projeto será levado para os bairros e o interior

Douglas Albers antecipou que o evento seguirá rigorosamente a orientação de horários, para não representar perturbação do sossego. Assim, começará às 19 horas e será encerrado à meia-noite. Além disso, já há programação para que ele seja levado para os bairros e o interior.

O prefeito em exercício, Alex Knak, elogiou o empenho de toda a equipe. “Como é bom trabalhar ao lado de pessoas comprometidas e que têm vontade de apresentar resultados. É por isso que a cultura está fazendo tanto sucesso por aqui e fico honrado por ter vocês ao meu lado, se doando, trabalhando para que Santa Cruz do Sul esteja cada vez mais em desenvolvimento”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Com quatro indicações para “O Agente Secreto”, Brasil faz história no Oscar 2026

Publicidade

Prestigiando o evento, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Magui Kaempf, também se manifestou. “É uma alegria estar aqui. A gente passou 2025 buscando demonstrar para a Prefeitura, para o nosso Estado, a potência de Santa Cruz na cultura. Eu acredito que agora vamos poder colocar toda essa efervescência para criar coisas muito lindas para nossa cidade, e o Santa Cruz Multicultural é exemplo disso. Que seja uma noite inesquecível.”

Ela destacou a importância da divulgação de eventos como esse. “A cultura vibra em Santa Cruz, mas nem todos conhecem. Temos uma das casas de cultura mais importantes do interior do Estado, a Regina Simonis, mas nem todos visitam.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.