Política

Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a economia de Santa Cruz

O desenvolvimento econômico é um dos pontos cruciais para o crescimento do município. Mesmo tendo como base o agronegócio, em especial a produção e transformação do tabaco, Santa Cruz do Sul deve pensar em novos mecanismos que representem ainda melhores desempenhos, como a qualificação profissional, a ampliação da infraestrutura e a diversificação da matriz produtiva.

Cientes disso, os candidatos trataram de apresentar ideias que agregam a segmentos capazes de trazer retorno a curto e médio prazos, como o turismo e a área de tecnologia e inovação. Isso também vale para a intenção de minimizar a burocracia e ampliar as oportunidades para a instalação, em especial, de indústrias. Assim, os planos de governo contemplam o meio rural e o urbano.

LEIA TAMBÉM

Publicidade

Carlão

O potencial econômico da cidade, entende a equipe de campanha de Francisco Carlos Smidt (Novo), é prejudicado pelo “dirigismo da Prefeitura”. Para eles, são tomadas decisões que acabam por beneficiar empresas específicas, enquanto o foco deveria ser tornar o ambiente de negócios mais competitivo, livre e diversificado. A sigla defende ser fundamental a adoção de medidas para fomentar a inovação, criando um ambiente de negócios favorável.

Principais propostas

  • Promover parcerias com entidades de fomento e terceiro setor, para realização de eventos de networking e desenvolvimento profissional, com vistas à qualificação de mão de obra.
  • Fomentar a Sala do Empreendedor Digital, com a oferta de serviços de formalização, regularização de empresas e microempresas.
  • Aperfeiçoar o programa Empreenda Santa Cruz, para potencializar as vocações e disponibilizar informações aos empreendedores, desburocratizando, simplificando e digitalizando procedimentos para a formalização de empresas.
  • Investir em infraestrutura adequada para o interior, como estradas de qualidade e pavimentações, a fim de garantir um ambiente mais propício para o crescimento e exploração de todo o potencial do turismo rural.
  • Conceder à iniciativa privada todos os parques e o autódromo, para garantir mais liberdade e fomentar o máximo possível o ambiente de eventos e turismo na cidade, mas mantendo o espaço aberto para a população.
  • Incentivar e estimular a instalação de empresas no polo industrial do município, incentivando a geração de empregos e renda.
  • Viabilizar políticas públicas de inovação para melhorar a competitividade das empresas sediadas no município, estabelecer medidas de incentivo à pesquisa tecnológica e à consolidação de ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais.
  • Estimular a articulação e a orientação estratégica das atividades dos organismos públicos e privados que atuam em ciência, tecnologia e inovação.
  • Estimular projetos e atividades de apoio à formação de empreendimentos de inovação, visando realizar cursos de capacitação para a criação e gerenciamento de empresas de base tecnológica.

Helena

Entre os projetos direcionados ao desenvolvimento econômico para uma nova gestão de Helena Hermany (PP), está o fomento para melhorar a capacidade operacional do Aeroporto Luiz Beck da Silva, com a instalação de balizamento noturno, que já está em licitação. A simplificação nos processos de regularização de títulos de posse e a revisão do Plano Diretor também são contempladas, além da implantação de um novo Distrito Industrial, o terceiro do município, que seria instalado na RSC-412. Na área tributária, o plano de governo contempla a redução da alíquota de ISS para 2%, em atividades sustentáveis e inovadoras.

Principais propostas

  • Expandir a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Luiz Beck da Silva e instalar balizamento noturno (já em licitação), a fim de melhorar a capacidade operacional e garantir mais segurança e eficiência em situações de emergência.
  • Aumentar a produtividade dos setores tradicionais da economia, ajustando-os às demandas da neoindustrialização e da economia criativa, promovendo modernização tecnológica e inovação para impulsionar o crescimento sustentável.
  • Instituir uma comissão para simplificar a burocracia nos processos de regularização de títulos de posse e revisar o Plano Diretor, para identificar obstáculos e propor soluções eficientes.
  • Consolidar Santa Cruz como o principal polo cervejeiro artesanal do interior ao realizar o Festival da Cerveja Gaúcha e o SummerBier, além de eventos de harmonização com a culinária local, impulsionando as cervejarias locais.
  • Implementar a infraestrutura do Distrito Industrial III (RSC-412) e promover a ocupação definitiva dos terrenos no Distrito Industrial II.
  • Ampliar a oferta de microcrédito dirigido e assistido, utilizando recursos do Microcrédito Gaúcho ou municipais com juros zero, para impulsionar a criação de microempresas e fortalecer startups no Gauten.
  • Concluir a transferência definitiva da área do Daer, possibilitando novos investimentos e ampliando as atrações turísticas e culturais.
  • Propor a redução da alíquota de ISS a 2% para atividades sustentáveis e inovadoras, a fim de melhorar a competitividade e atrair investimentos.
  • Viabilizar a criação de um polo automotivo no autódromo, transformando-o em um centro de inovação e desenvolvimento para o setor automotivo.

João Pedro

O foco do plano de governo de João Pedro Schmidt (PT), na área de desenvolvimento econômico, é a indução à economia de baixo carbono, que deve ser feita a partir da convocação das empresas a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O turismo também é contemplado, com incentivo o ano inteiro, com apoio de eventos existentes e viabilizando o Centro de Convenções. A equipe defende a retomada de projetos do Centro Logístico e empreendimentos vinculados.

Publicidade

Principais propostas

  • Instituir o Programa Municipal da Economia Verde, para estimular novos negócios ligados à baixa emissão de gases de efeito estufa, conservação ambiental e uso correto de recursos naturais na indústria, serviços e comércio.
  • Em parceria com o setor empresarial, avançar na concretização do Centro Logístico, incluindo o fortalecimento do Distrito Industrial, a instalação do Porto Seco e da Estação Aduaneira e a ampliação do aeroporto, de modo a favorecer o comércio internacional.
  • Fortalecer o Distrito Industrial. Impulsionar prioritariamente empreendimentos com base tecnológica e indústrias “verdes”, energia solar e eólica; reciclagem e reaproveitamento; transportes não poluentes; agroindústrias de alimentos sem agroquímicos; empresas de tecnologia da informação; produção de equipamentos para economizar água e energia.
  • Turismo rural e urbano o ano inteiro, com destaque para os grandes eventos do município (Carnaval, Oktoberfest, Enart, Procissão das Criaturas, Christkindfest, Construarte, Festa das Cucas e outros).
  • Construir o Centro de Convenções, discutido há décadas, medida importante para tornar Santa Cruz um espaço de turismo ao longo de todo o ano.
  • Estreitar relações com os parques tecnológicos da Unisc e do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, para fortalecer empresas inovadoras, “verdes”, “limpas”.
  • Criar o Departamento de Economia Solidária e Colaborativa, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para proporcionar apoio, financiamento e divulgação às iniciativas da cidade e do meio rural. O objetivo é incrementar a geração de trabalho e renda, com grande atenção às iniciativas que favoreçam a Zona Sul da cidade.
  • Instalar o Centro de Artesanato, com o melhor do artesanato local; instituir o programa de capacitação e assessoramento na elaboração de projetos e superação de dificuldades burocráticas; garantir o acesso dos artesãos locais a feiras e eventos.

Sérgio

O plano de governo de Sérgio Moraes (PL) defende o incentivo às ações econômicas que mais contribuem para o desenvolvimento humano e econômico, com o apoio às micro, pequenas e médias empresas, bem como o agronegócio nas propriedades. Acrescenta o fomento das potencialidades turísticas do município, por meio de parcerias para qualificar os trabalhadores do comércio e serviços, melhorando a prestação à população e turistas. E ainda a ampliação do Distrito Industrial, criando condições para o seu desenvolvimento e atração de novas empresas. Tudo isso para estimular a geração de emprego e renda.

Principais propostas

  • Promover a divulgação e exploração das potencialidades turísticas do município, estabelecendo parcerias para qualificar os trabalhadores do comércio e serviços, a fim de melhorar a prestação à população e aos turistas.
  • Discutir a ampliação do Distrito Industrial, criando condições para seu desenvolvimento e atração de empresas. Estimular geração de empregos mediante atração de indústrias e do apoio a elas, para que possam explorar as vocações do município e sua posição geográfica privilegiada.
  • Adotar o conceito de cidade inteligente tornando a cidade mais moderna, menos burocrática, com liberdade econômica que permita um ambiente fomentador da geração de emprego e renda. Fazer de Santa Cruz uma cidade que utiliza tecnologia para melhorar sua eficiência social, política e econômica.
  • Criar processos mais ágeis e que facilitem a vida dos empreendedores, desburocratizando o serviço público por meio da tecnologia.
  • Dialogar com outras administrações municipais da região, empresários, entidades representativas do setor e, dentro do possível, viabilizar a construção de uma Plataforma Logística Regional.
  • Buscar a devolução de áreas centrais e privilegiadas cedidas ao Estado, servindo aos interesses municipais (como parque tecnológico para fomento às startups, empresas tecnológicas e outras atividades de turismo e lazer).
  • Reestruturar o Berçário Industrial e rediscutir com as entidades empresariais o uso daquele espaço, analisando a possibilidade de criação de um novo berçário industrial para os empreendedores locais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.