Política

Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a saúde em Santa Cruz

Uma das áreas estratégicas para o poder público, a saúde também é uma das que mais consomem recursos dos governos, diante de toda a complexidade que possui. Com plataformas que envolvem a ampliação da estrutura já existente e a qualificação dos operadores, os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Santa Cruz do Sul desenvolveram planos que priorizam uma maior cobertura e também mais agilidade nas demandas dos cidadãos.

A partir desta terça-feira, 1º, a Gazeta do Sul apresenta algumas das principais diretrizes elencadas por eles em diferentes setores. Com semelhanças em certos pontos, o que se observa, no caso da saúde, é a intenção de proporcionar o atendimento às demandas da população, bem como a redução das filas de espera por serviços.

LEIA TAMBÉM: Último debate de prefeituráveis em Santa Cruz vai ter somente perguntas entre candidatos

Publicidade

Carlão

Com propostas que vão desde o atendimento online via telemedicina para reduzir filas em postos, Francisco Carlos Smidt (Novo) tem entre suas bandeiras a ampliação da oferta de pequenas cirurgias, procedimentos e consultas com especialistas. Para ele, outro plano é o estudo acerca da viabilidade de se buscar parceria público-privada para conceder a gestão e manutenção estrutural dos postos. Isso, explica, pode ajudar a reduzir a burocracia e qualificar o serviço. “A saúde será a principal prioridade do governo, pois precisamos melhorar muito o atendimento tendo em vista a quantidade de impostos que o cidadão paga. Vamos trabalhar para reduzir filas e ampliar a oferta de exames e cirurgias. Isso se conquista através de gestão, com investimentos assertivos, feitos com base em dados”, disse.

Principais propostas

  • Ampliar a oferta do atendimento noturno nos postos, visando garantir uma opção ao trabalhador que evita buscar o serviço em horário comercial, e reduzir a busca pelo PA do Hospital Santa Cruz em casos de baixa complexidade.
  • Adotar um sistema tecnológico e online de marcação e lembrete de consultas médicas, visando reduzir o não comparecimento.
  • Estudar a real necessidade e definir, com base em dados, quais são os bairros que receberão novos postos de saúde.
  • Reativar unidades móveis de saúde para levar atendimento em áreas mais remotas do interior.
  • Garantir a cobertura total de agentes de saúde em todas as microáreas de saúde do município.
  • Colocar em prática todas as sugestões e apontamentos do relatório de fiscalização criado pelo vereador Leonel Garibaldi, que visitou todos os 33 postos de saúde da cidade.
  • Valorizar o funcionário da área, garantindo total respeito ao seu trabalho, sem perseguições e com possibilidade de ocupar cargos de direção com critérios técnicos.
  • Manter um diálogo constante com as equipes dos postos, em especial agentes de saúde, visando melhorias constantes nos serviços públicos.
  • Aumentar a pressão sobre a Aegea, a fim de garantir os investimentos necessários para aumentar a cobertura do saneamento básico, que é responsabilidade da Corsan.

Helena

Ampliação da estrutura já existente e qualificação dos serviços disponíveis são alguns dos planos de Helena Hermany (PP) para a saúde pública em Santa Cruz do Sul. Para isso, ela defende, por exemplo, a consolidação dos serviços em um Centro Integrado de Saúde. Essa estrutura tem como objetivo reunir os atendimentos junto ao Centro Administrativo I, já concluído. Outro plano é a informatização dos serviços do SUS, a fim de agilizar processos e garantir um fluxo mais organizado de informações. Isso deverá resultar em respostas mais rápidas e seguras para os pacientes. “Na nossa gestão, ampliamos os serviços com a implantação de plantões noturnos em postos, do pronto atendimento noturno no Hospital Monte Alverne, da retomada do atendimento 24 horas no Hospitalzinho e da abertura da UPA 24 Horas no Centro”, salientou.

Principais propostas

  • Criação de um pronto-atendimento odontológico até as 22 horas e aos sábados, proporcionando mais flexibilidade para quem precisa de serviços dentários fora do horário comercial.
  • Desenvolver um trabalho junto ao governo do Estado para atrair novas referências ao município. Realizar mutirões de exames e consultas com especialistas que hoje são competência da Prefeitura.
  • Instituir a Farmácia Itinerante, que levará medicamentos aos bairros, garantindo acesso a tratamentos em áreas distantes. Outro plano será a Farmácia Distrital em Rio Pardinho, que facilitará a distribuição de medicamentos para comunidades do interior.
  • Na atenção básica, o objetivo é ampliar a cobertura com novos postos no loteamento Mãe de Deus, Residencial Viver Bem, Linha João Alves e Belvedere.
  • Implantar a UPA Cidade Alta para desafogar os hospitais e garantir mais segurança no atendimento às comunidades daquela região.
  • A Central de Comando da Saúde unificará os sistemas de agendamento, reduzindo filas e facilitando a gestão. Outra proposta é a implantação da telemedicina.
  • Ampliação do Consultório na Rua para garantir atendimento preventivo à população em situação de rua.
  • Valorizar os profissionais e trabalhadores da saúde.

João Pedro

Ações de caráter preventivo e ampliação da estrutura destinada à prestação dos serviços de saúde pública em Santa Cruz do Sul estão nos planos de João Pedro Schmidt (PT). Com esse objetivo, o candidato sugere desde mutirões para zerar as filas de consultas, exames e cirurgias até a universalização da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), nos bairros e nas comunidades do interior. “Vamos trabalhar para ajustar todas as pontas do SUS, com prioridade máxima à atenção básica, evitando o agravamento dos problemas que produzem as filas hospitalares”, ressalta. Outra linha de ação está relacionada ao fortalecimento de programas existentes para os diferentes públicos.

Publicidade

Principais propostas

  • Fortalecer programas de saúde para a criança, o idoso, a mulher, o homem, as pessoas LGBTQIAPN+, além de programas específicos de saúde bucal e saúde mental, de acordo com o Plano Municipal de Saúde.
  • Fortalecer o funcionamento das unidades de saúde mental, valorizando as unidades do Caps IA (crianças e adolescentes), Caps 2 (adultos) e Caps-AD, assegurando, no Caps AD, acolhimento e permanência temporária, inclusive com atendimento noturno e aos finais de semana e feriados.
  • Descentralizar o funcionamento da Farmácia Municipal com a criação de pontos nos bairros, nas unidades de ESF e postos, e distribuição de medicamentos nos plantões 24 horas.
  • Respeitar o Conselho Municipal de Saúde como instância de deliberação da política de saúde, definida a partir das conferências municipais e regionais de saúde.
  • Estabelecer programas de educação em saúde em parceria com escolas, sindicatos e entidades.
  • Fortalecer a atuação do Cemas no combate às doenças e infecções sexualmente transmissíveis (DSTs e ISTs).
  • Fortalecer a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora, valorizando a Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz do Sul (Umrest) e estabelecendo laços mais efetivos com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
  • Introduzir efetivamente as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde nas unidades de saúde municipais, adotando práticas mais naturais e com menos medicamentos.
  • Valorizar os agentes comunitários de saúde e discutir com servidores e comunidade a criação de um plano de carreira para os profissionais da área.

Sérgio

A criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Linha Santa Cruz e a reativação do atendimento médico nas localidades de difícil acesso aos postos de saúde, através da Unidade Móvel, estão entre as propostas de Sérgio Moraes (PL). O candidato também defende a realização de um estudo de viabilidade para implantar o Pronto Atendimento Virtual 24 horas, e a ampliação do horário de atendimento da Farmácia Municipal. Outra proposta envolve o atendimento 24 horas no Hospitalzinho e no Hospital de Monte Alverne. “Para transformar mais uma vez a saúde em Santa Cruz, vamos implantar o Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde (Cibs), que vai reunir em um só lugar consultas, exames, laboratório e farmácia municipal”, enfatiza.

Principais propostas

  • Aprimorar as formas de acesso da população, através das políticas públicas de saúde/SUS na atenção básica, especializada e hospitalar.
  • Garantir recursos para o pleno funcionamento da UTI Neonatal/Pediátrica, instalada no Hospital Santa Cruz.
  • Implantar uma Unidade Básica de Saúde em Linha João Alves.
  • Estudo de viabilidade para implantação de um Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Pics).
  • Realizar a devida capacitação das equipes de saúde, de acordo com as políticas definidas pelo Humaniza SUS.
  • Implantar o “Projeto Acolher” nos serviços de saúde, visando educar, auxiliar e encaminhar os usuários nas principais portas de entrada da rede.
  • Reavaliar e redimensionar as equipes assistenciais para que se verifique se os seus quantitativos estão proporcionais às demandas de cada serviço. Isso possibilitará o aumento de equipe quando necessário ou a realocação interna entre as áreas.
  • Reorganizar e equipar as unidades de saúde para qualificar os atendimentos.
  • Conferir maior autonomia das UBS e ESFs nos encaminhamentos dos usuários às especialidades, para melhorar e facilitar o acesso dos usuários do SUS a todos os serviços especializados, unificando, assim, os encaminhamentos e garantindo a resolutividade o mais breve possível.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.