ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Venâncio Aires encaminha construção de parceria com cidade na China

Durante apresentação dos relatos de viagem das venâncio-airenses Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Daiana Nervo e Niciane Kaulfuss à China, ocorrido na manhã de sexta-feira, 1º de julho, na sala de reuniões da Prefeitura, o prefeito Airton Artus assinou correspondência à embaixada chinesa no Brasil, confirmando à disposição da Capital do Chimarrão de iniciar processo de construção de “Cidade de Amizade” com o município chinês de Fuzhou, localizado na província de Fujian, República Popular da China. Com o estabelecimento de “Cidades de Amizade” ou “Cidades-Irmãs”, Venâncio Aires e Fuzhou poderão estabelecer acordos comerciais, culturais, intercâmbios estudantis e outras relações de ganho mútuo.

Na presença de secretários municipais, vereadores, representantes empresariais e imprensa, as enviadas do Governo Municipal e da empresa China Brasil Tabacos falaram sobre os seminários que participaram a convite do Governo Chinês. O primeiro para a construção de Cidades-Irmãs e outro sobre cultura chinesa para brasileiros. O trio destacou a intenção de aproximação do governo chinês, a política de cooperação com países amigos e as curiosidades referentes à cultura, política e economia.

ads6 Advertising

Publicidade

Com relação às “Cidades-Irmãs”, as representantes do município destacaram que é prática chinesa com vários países o estabelecimento dessa relação. No entanto, no Brasil, são apenas três ou quatro cidades que já avançaram no processo. Para essas cidades, a China propõe intercâmbio cultural, estudantil e inclusive vantagens comerciais, como isenção de impostos de importação de matéria-prima.

O prefeito Airton Artus, que também já participou de visita oficial à China, destacou que o assunto pode ser polêmico para alguns setores, especialmente no que se refere ao intercâmbio comercial. No entanto, para ele não é possível se esconder ou omitir-se diante da China. “Eles são uma grande economia e detém um terço da população do mundo. Essa relação pode sim ser muito importante para nós. Podemos sair na frente de outras cidades na hora de investimentos”, destacou.

ads7 Advertising

Publicidade

Após o encaminhamento da correspondência protocolar para a formação de cidades-irmãs, a Administração de Venâncio Aires aguarda a manifestação da Embaixada e do governo de Fuzhou. Apesar de contar com mais de uma centena de cidades-irmãs em todo o mundo, cada formação pode demorar até cinco anos, pois depende da aprovação legislativa nos dois países, de reuniões preliminares e eventos comuns no Brasil e na China.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta