A paciente da UBS Tangerinas, Liria Teresinha Kist, em atendimento médico
Os atendimentos de saúde em Venâncio Aires ultrapassaram a marca de 600 mil no primeiro semestre de 2025, somando os registros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), das Unidades de Saúde, e do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Já a Farmácia Municipal teve mais de 53 mil usuários atendidos no mesmo período. O dado reforça o compromisso da gestão com o acesso da população aos serviços essenciais de saúde, do atendimento básico à urgência e emergência.
Para o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, os dados mostram o esforço coletivo das equipes e o resultado dos investimentos públicos. “Mais do que números, cada atendimento representa uma vida impactada. Seguimos trabalhando para fortalecer ainda mais nossa rede e atender com dignidade todos os venâncio-airenses”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Ferramenta de inteligência artificial pode auxiliar no diagnóstico de enfisema e câncer de pulmão
Publicidade
Na UPA, referência nos atendimentos de urgência e emergência, foram realizadas 38.945 consultas médicas, 16.693 exames e 182.225 procedimentos gerais. Já as unidades de saúde da cidade e do interior registraram volume expressivo. Foram 45.595 consultas médicas, 119.513 exames e 165.968 procedimentos gerais, fortalecendo a atenção primária.
A paciente da UBS Tangerinas, Liria Teresinha Kist, de 67 anos, fala sobre os atendimentos. “Hoje em dia estão muito bons os atendimentos, porque para a gente, que é idosa, os atendentes agendam, não precisa levantar de madrugada para pegar ficha, antigamente era assim. E eu estou achando muito bom, e os atendentes são simpáticos e ajudam bastante a gente”, informa.
LEIA TAMBÉM: Óbitos por hepatite C no Rio Grande do Sul caem pela metade em cinco anos
Publicidade
O Hospital São Sebastião Mártir, parceiro do município, também teve papel fundamental no acolhimento e tratamento da população, com números significativos. Ao todo, em seis meses foram 20.359 consultas médicas, 5.365 exames e 12.033 procedimentos gerais. A Farmácia Municipal, por sua vez, somou 53.046 usuários atendidos, com a entrega gratuita de medicamentos para pacientes com prescrição médica, garantindo continuidade aos tratamentos e qualidade de vida.
O balanço semestral da saúde será utilizado para aprimorar os serviços e planejar novas ações, sempre com foco na eficiência do atendimento.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.