Júlio e Edson com familiares após a chegada do pequeno João, no início da semana
Venâncio Aires registrou um marco histórico no início desta semana. O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) realizou o parto do primeiro bebê gerado por barriga solidária no município. João Vicente de Melo Avelar veio ao mundo na segunda-feira, 25, com 50 centímetros e 3.405 quilos. Ele foi gestado por Sandriele da Silva Soares, de 36 anos, amiga do casal Júlio Mateus de Melo Nascimento, 37, e Édson Miguel de Barros Avelar, 40, pais do menino.
Júlio e Édson se conheceram em 2021 e à medida que o relacionamento foi evoluindo, a paternidade passou a ser um objetivo em comum dos dois. “Aos poucos, se tornou um desejo forte e presente em nossas conversas”, conta Júlio. Foi então que eles iniciaram as pesquisas sobre adoção e barriga solidária. Os dois buscaram por informações no Centro de Reprodução do Hospital Bruno Born, onde ficaram impressionados com a equipe e obtiveram todo o suporte necessário.
LEIA TAMBÉM: Apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Oktoberfest será nesta sexta-feira
Publicidade
A ideia da barriga solidária surgiu a partir de uma roda de conversa no trabalho em 2023, quando Sandriele manifestou para Júlio sua disponibilidade em gerar o bebê. A partir daquele momento, eles buscaram meios de tornar o plano possível. O processo durou cerca de um ano e dois meses, desde a primeira consulta até o teste de gravidez positivo. Para achar uma doadora de óvulos, foram pelo menos cinco meses. Demorou o mesmo período de tempo para o Conselho Regional de Medicina (Cremers) autorizar o procedimento.
A fertilização in vitro, uma das técnicas de reprodução assistida mais conhecidas, ocorreu a partir do óvulo da doadora anônima e da carga genética de Júlio. O casal optou por esse caminho pois Édson já possui uma filha. Júlio conta que, como casal homoafetivo, ele e o companheiro precisaram passar por avaliações psicológicas, assinar termos de responsabilidade e encaminhar a documentação necessária para o registro civil. “Depois disso, seguimos os mesmos trâmites de qualquer outro casal”, relembra.
Durante o processo, o casal passou por acompanhamento psicológico, tanto de profissionais do centro de reprodução como particular, além de contar com o suporte oferecido pelo hospital. “Essa preparação foi fundamental para nos sentirmos seguros e prontos para viver esse sonho”, destaca Júlio. O casal também teve o apoio de familiares e amigos, que acompanharam todas as etapas e estão ansiosos para conhecer pessoalmente o João Vicente.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Municípios da região são beneficiados com recursos para a cultura
A chegada do João Vicente foi, até então, a etapa mais emocionante para Júlio e Édson. “Estar presente no parto e viver esse momento é algo indescritível e emocionante”, afirma. A paternidade tem sido maravilhosa e ao mesmo tempo desafiadora para o casal, principalmente para Júlio, que é pai de primeira viagem. Cada dia tem sido uma descoberta única, repleta de aprendizados e amor, diz ele.
Para outros casais homoafetivos que desejam ter filhos, Júlio aconselha que não desistam no primeiro obstáculo e persistam para que consigam constituir uma família. “Procurem um centro de reprodução com referência, confiança e acolhimento. O caminho pode ser desafiador, mas o sonho é totalmente possível.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.