O município de Venâncio Aires se prepara para receber, pela segunda vez na história, etapa Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2015. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, na Prefeitura, durante assinatura da Carta de Intenções entre a Administração Municipal e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A Capital do Chimarrão será uma das três cidades do Estado a sediar a eliminatória para a principal competição artística do Rio Grande do Sul. Outras sedes serão São Jerônimo e Frederico Westphalen. Nos dias 25 e 26 de setembro, o evento ocorrerá no Parque Municipal do Chimarrão reunindo dez regiões tradicionalistas, dois mil competidores e até dez mil visitantes.
O prefeito Airton Artus; o presidente do MTG, Manoelito Savaris; o coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Dalmo Mayer; presidente da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), Ernesto Stahl; coordenadores inter-regionais e patrões de CTGs da Capital do Chimarrão se reuniram na Prefeitura para firmar o compromisso de realização do evento. Além de disponibilizar o Parque do Chimarrão e alojamentos, o Município compromete-se com investimentos que podem chegar a R$ 50 mil em sonorização, estrutura técnica e divulgação.
O prefeito Airton Artus ressaltou que, apesar do período de contenção de despesas, o envolvimento da comunidade com o evento, a magnitude das apresentações e a movimentação da economia local justificam o investimento. “Venâncio Aires é apaixonado pelo tradicionalismo e, pelo que vimos em 2010, o espetáculo se paga. O tradicionalismo transmite valores éticos e morais que precisam ser disseminados e incorporados por crianças e jovens e é por isso que acreditamos nesse movimento”, salientou Artus.
Publicidade
O presidente do Movimento Tradicionalista também destacou a identificação de Venâncio Aires com a cultura gaúcha, seja através do chimarrão ou da própria Fenachim. Savaris disse acreditar no Município para organizar um grande evento, tal como foi o acendimento da Chama Crioula em 2012. Quanto à transferência de hábitos, valores e tradições, Savaris ressaltou que 400 mil jovens com menos de 30 anos estão envolvidos no Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul, longe das drogas e valorizando a família e a cultura aguerrida do nosso Estado.
Coordenador regional, o venâncio-airense Dalmo Mayer falou do desafio de organizar o evento na sua terra natal. Mayer agradeceu o apoio da Administração Municipal e convocou CTGs e entidades a se engajarem na divulgação do evento.
Venâncio Aires possui 13 grupos tradicionalistas, sendo dez filiados aos MTG. Com a finalidade de divulgar as atividades artísticas e culturais realizadas pelo MTG, a grande final do Enart acontece no mês de outubro, em Santa Cruz do Sul. Entre as modalidades classificatórias estão danças folclóricas, trova, chuva, interprete vocal, interprete instrumental, declamação, entre outros.
Publicidade
This website uses cookies.