ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vendas em shoppings cresceram 3% no Natal

A venda de varejo em shopping center cresceu 3% neste final de ano, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo os dados apurados em 150 empresas de varejo associadas à entidade, quando consideradas a mesma quantidade de lojas do ano passado, o resultado foi negativo ou estável com relação a 2014. A pesquisa abrange 7.500 lojas distribuídas em todo o país.

“Um dos motivos para o crescimento das vendas foi o aumento do número de shoppings no país. As projeções eram de crescimento de 4,5% para o Natal, mas chegamos só a 3%. Se desconsiderarmos as lojas novas, não crescemos nada”, disse o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

ads6 Advertising

Publicidade

Os dados da Alshop, mostram que o segmento de perfumaria e cosmético foi o que teve melhor desempenho no Natal de 2014, com vendas reais 10% maiores do que em 2014. O ramo de óculos, bijuterias e assessórios teve crescimento de 9% ante o mesmo período de 2013. O vestuário registrou elevação de 8,5% nas vendas na comparação com o Natal do ano passado. O setor calçadista teve vendas 9,5% maiores.

Ainda de acordo com a avaliação, para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos ocorreu uma queda de 2%. As lojas de brinquedos venderam 9,5% no Natal deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Jóias e relógios cresceram 8%, segundo os dados. Móveis e artigos para o lar apresentou aumento de 7,5%.

ads7 Advertising

Publicidade

Segundo o balanço da Alshop, os lojistas de shopping admitiram, no final de 2014, 138 mil funcionários, o que corresponde a um aumento de 2,2% sobre os contratos temporários do Natal de 2013.

O comércio eletrônico deve movimentar R$ 3,85 bilhões para o setor, o que representa crescimento de 25%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Alshop, a previsão é de que entre o dia 15 de novembro e 24 de dezembro, tenham sido feitos 10,3 milhões de pedidos pela internet.

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta