Categories: Centro-Serra

Vendaval derruba galpões, destelha casas e vira colheitadeira em Arroio do Tigre

Os fortes ventos na madrugada deste domingo, dia 19, não só causaram medo e transtornos  como deixaram um rastro de destruição e prejuízos em algumas propriedades em Arroio do Tigre. Casas, escolas e galpões foram destelhados, árvores e postes caíram. Em algumas localidades não há como trafegar devido aos entulhos nas estradas. Em muitos lugares falta energia elétrica. Alguns moradores também estão sem água. Os telefones ficaram sem sinal neste domingo e repetidoras seguem sem sinal de internet.

Na propriedade de Vanildo Wagner, em Linha Paleta, a ventania derrubou um pavilhão de 20 x 25 metros, ainda atingiu outro ao lado e virou uma máquina colheitadeira. Estragou as sementes de soja, adubo e insumos estocados e ainda danificou todos os canos de irrigação, sem contar que a colheitadeira atingiu um trator. “Os prejuízos são enormes. O vento era muito forte. Foi horrível”, disse o agricultor que agora tenta restabelecer a propriedade. Também arrancou e quebrou eucaliptos e cerca de 15 pinheiros. Ocorreram estragos nas lavouras de fumo, trigo e cevada.
Em Linha Paleta Fundos, segundo Elton Abich, acordar no dia seguinte foi como “se alguém tivesse morrido. Uma cena triste. Tudo destruído”. Lá foram destelhados galpões, casas e um animal morreu com a queda de árvores. Os moradores seguem sem luz. Tiveram prejuízos os vizinhos Roni Haupt e Flávio Wander. Em Coloninha os ventos causaram estragos na Escola Jacob Dickel, no ginásio em construção, em residências e galpões. Na localidade também ocorreu chuva de granizo. As lavouras, principalmente de fumo, foram destruídas pelas pedras.
A MetSul, com base na análise das imagens dos danos, estima que o vento naquele ponto ficou no mínimo entre 150 e 200 km/h. “Não se pode descartar a possibilidade de que a área tenha sido atingida por um tornado. Entretanto, linhas de tempestades como a que atuou entre a noite do sábado e a madrugada do domingo são capazes de provocar vento tão intenso e destrutivo como um tornado categorias F1 ou F2 (ventos de até 200 km/). É a hipótese mais provável, conforme a MetSul, a partir dos relatos dos moradores de que o vento intenso durou alguns minutos. Vento destrutivo associado a tornado costuma ser muito rápido, normalmente entre 30 segundos e 2 minutos.”

.area_destaque{ width: 550px; padding: 0% 0 1%; text-align: center; background-color: #2b2a2a; color: #fff; font-size: 12px; border: 2px solid #cecece; }

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.