Regional

Vera Cruz apresenta resultados e projeta novos passos do Programa Protetor das Águas

O Programa Protetor das Águas de Vera Cruz foi destaque na manhã desta terça-feira, 30, durante evento que reuniu autoridades, produtores rurais e instituições parceiras no Espaço Shalom, em Ponte Andréas. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os envolvidos, apresentar resultados e projetar os próximos passos da iniciativa que é referência no Estado em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). 

A programação contou com a participação de representantes do município de Vera Cruz, da Philip Morris Brasil, da Afubra, da Emater/RS-Ascar, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Cisvale, que destacaram a relevância da união de esforços em prol da preservação hídrica. 

LEIA TAMBÉM: Inscrições da Gincana Regional são prorrogadas até esta quarta-feira

Publicidade

Durante o ato, ocorreu a assinatura do convênio que formalizou o ingresso da Cisvale (Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo) como parceira do Programa Protetor das Águas. A partir deste convênio, o Cisvale assume a responsabilidade, através da Philip Morris, de efetuar o pagamento aos produtores rurais pelos serviços ambientais de conservação, dentro do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O contrato foi assinado pela vice-presidente de Manufaturamento da América Latina da Philip Morris, Clarissa Prass, e pelo prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, na condição de presidente do Cisvale. 

Na ocasião, Clarissa Prass destacou: “É um orgulho para a Philip Morris Brasil estar ao lado desse Programa, pela relevância do trabalho que vem sendo feito. Estamos em um momento de grande transformação e a sustentabilidade passou a ser um pilar essencial de atuação da nossa empresa. Apoiar iniciativas como esta reforça nosso compromisso com o futuro.” 

LEIA TAMBÉM: Cisvale completa 20 anos com agenda de eventos em outubro

Publicidade

O prefeito Gilson Becker, como presidente do Cisvale, ressaltou: “A assinatura deste convênio marca um passo fundamental para o fortalecimento do Protetor das Águas. Ao assumir a gestão dos pagamentos aos produtores, o Cisvale reforça a seriedade e a sustentabilidade do Programa, ampliando sua credibilidade e capacidade de inspirar outros municípios.” 

Além dos protocolos institucionais, o evento contemplou a apresentação do Protetor das Águas como ferramenta de cálculo do PSA, espaço para integração entre os participantes e um momento cultural que reforçou o vínculo comunitário em torno da iniciativa. 

A coordenadora do Programa, Tanise Etges, ressaltou a importância do encontro como marco de continuidade: “O Protetor das Águas nasceu da união entre poder público, produtores e parceiros. Este momento reafirma que a preservação dos recursos hídricos só é possível com cooperação e compromisso coletivo. Seguiremos trabalhando para ampliar os resultados e inspirar outros municípios.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministério Público busca consenso na resiliência climática no Estado

Sobre o Programa

Criado em 2011, o Programa Protetor das Águas de Vera Cruz é pioneiro no Rio Grande do Sul na implementação do PSA. Atualmente, são 114 produtores rurais participantes, preservando 129 nascentes e 242 hectares de áreas estratégicas do município. O programa é financiado pelo município de Vera Cruz e pela Philip Morris Brasil, contando ainda com apoio de entidades como Afubra, Emater/RS-Ascar, ANA, Cisvale e Comitê Pardo. Reconhecido nacionalmente, o Protetor já promoveu avanços significativos na qualidade da água local e assegura isenção de até 15 metros cúbicos mensais da tarifa de consumo de água para os produtores participantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.