ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vera Cruz decreta situação de emergência por causa da chuva

ads3

População mostrou solidariedade por meio da doação de mais de 5 mil peças de vestuário, móveis, colchões e eletrodomésticos

ads4

O prefeito Gilson Becker (PSB) decretou nessa terça-feira, 2, situação de emergência em Vera Cruz em razão da chuva da última quinta-feira. A decisão foi tomada após a análise dos relatórios emitidos pelas secretarias municipais e Defesa Civil, onde constam os prejuízos ocorridos no município e os esforços do Executivo para atender a população atingida.

Os principais efeitos práticos do decreto são a possibilidade de a Prefeitura realizar contratos de aquisição de bens necessários para prestação de serviços e obras relacionadas ao desastre sem a necessidade de licitação. Além disso, a população atingida também ganha o direito de sacar o dinheiro do fundo de garantia.

ads6 Advertising
VÍDEOS: Vera Cruz vai encaminhar decreto de situação de emergência

Publicidade

Conforme os levantamentos, foram cerca de 70 casas com perda praticamente total dos móveis e outros pertences das vítimas, seis residências com danos na estrutura e outras centenas inundadas. Vários muros caíram ou foram condenados pela Defesa Civil. A maioria das famílias atingidas encontrava-se em situação de vulnerabilidade social.

No interior, os principais prejuízos foram na região Sul, com danos nas estradas e entupimento de bueiros e galerias pluviais. A Prefeitura deve encaminhar à Câmara nos próximos dias um projeto de lei que autoriza a isenção do IPTU para as vítimas das enxurradas que estão no Cadastro Único.

ads7 Advertising