Regional

Vera Cruz emite carteira municipal de identificação da pessoa com deficiência

O Município de Vera Cruz está emitindo a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), um documento oficial e gratuito. O objetivo é facilitar o acesso a direitos, serviços e atendimentos prioritários, inclusive para pessoas com deficiências não visíveis, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fibromialgia.

A emissão da carteira pode ser realizada diretamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pelo próprio usuário ou por um responsável legal/representante. O cadastro pode ser feito presencialmente, no momento do atendimento, ou de forma online, por meio de formulário eletrônico.
A CIPcD permite que a pessoa com deficiência tenha sua condição reconhecida oficialmente, reduzindo a necessidade de apresentar laudos médicos repetidamente e garantindo mais dignidade, autonomia e segurança.

LEIA MAIS: Prazo para resgatar cashback do Nota Fiscal Gaúcha termina nesta segunda-feira

Publicidade

Entre os benefícios estão o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, como bancos, supermercados, hospitais e órgãos públicos e o direito a meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e eventos esportivos. Também facilita o acesso a isenções fiscais para aquisição de veículos, conforme a legislação.

O documento serve ainda como identificação oficial da condição de deficiência, inclusive nos casos em que ela não é visível. Desse modo, contribui para o respeito aos direitos, o acesso a programas sociais e o cumprimento de cotas em concursos públicos e no mercado de trabalho. A administração municipal reforça que a emissão da carteira é gratuita.

LEIA TAMBÉM: Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Publicidade

Como solicitar

Local: Secretaria Municipal de Ação Social
Cadastro online: https://bit.ly/3ZDaxFq
Documentos necessários:
– Foto da carteira de identidade
– Comprovante de residência
– Laudo médico da deficiência
– Foto 3×4
– Nome e telefone de um responsável para contato em caso de emergência
– Tipo sanguíneo (somente mediante laudo laboratorial)

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE REGIONAL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.