ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vera Cruz é considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti

ads3

Uma das orientações é que a comunidade use repelente

ads4

A presença de larvas do mosquito Aedes aegypti foi detectada pela Vigilância Sanitária de Vera Cruz nas coletas realizadas em diversos pontos do município. Em pelo menos quatro bairros, Centro, Leopoldina, Imigrante e São Francisco, foram capturadas mais de 20 larvas da espécie que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A armadilha instalada junto ao Terminal Rodoviário é uma das que apresentam larvas do Aedes. No mesmo local, há um ano, já havia sido encontrada uma larva do mosquito. Na ocasião o caso foi isolado. Desta vez, entretanto, outras armadilhas também registraram larvas da espécie. É o caso do Parque de Máquinas da prefeitura e das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural, além de armadilhas de pontos comerciais.

ads6 Advertising

Publicidade

O coordenador da Vigilância, o veterinário André Mello Sant’Anna, explica que, com a quantidade de larvas encontradas, o município já é considerado infestado pelo mosquito. “A população precisa nos ajudar a intensificar as ações e eliminar criadouros do mosquito redobrando os cuidados com água parada e evitando um surto de dengue como ocorreu nos municípios vizinhos em anos anteriores”, alerta o coordenador.

Conforme ele, os vera-cruzenses podem se proteger, especialmente no início da manhã e no final do dia, usando repelentes. Outra medida que pode ser tomada é a instalação de telas em portas e janelas e o uso de mosquiteiros. O mosquito prefere áreas residenciais, onde há pessoas para se alimentar”, lembra Sant’Anna.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta