Trabalhadores residentes em Vera Cruz que foram atingidos pelas chuvas intensas ocorridas entre os dias 17 e 20 de junho deste ano já podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS. A medida foi autorizada a partir do Decreto Municipal nº 7.772, de 26 de junho de 2025, reconhecido pelo Governo Federal por meio da Portaria nº 2.453, publicada em 12 de agosto de 2025.
Todos os moradores do município, de qualquer localidade, poderão sacar até R$ 6.220,00 de sua conta vinculada do FGTS, desde que haja saldo disponível. O prazo para solicitação vai até 10 de novembro de 2025, sem previsão legal de prorrogação.
O benefício é destinado a clientes de baixa renda com tarifa social e demais trabalhadores que tenham residência em Vera Cruz, sendo vedado o saque para quem já utilizou essa modalidade (código 19L – saque calamidade) nos últimos 12 meses. Entretanto, como todos poderão protocolar o pedido até o prazo final, há a possibilidade de aguardar o fechamento do período de 12 meses para então requerer o saque.
Publicidade
Segundo a legislação vigente (Lei nº 8.036/90), o Saque Calamidade é autorizado em situações de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural.
LEIA TAMBÉM: Vera Cruz tem situação de emergência reconhecida pelo governo federal
O trabalhador pode fazer o pedido através do aplicativo FGTS (disponível para iOS e Android), acessando a aba “Saques”, selecionando “Solicitar Saque” e escolhendo a opção “Calamidade Pública”.
Publicidade
Além da solicitação pelo aplicativo, é preciso apresentar:
Até R$ 6.220,00 por conta vinculada ao FGTS, limitado ao saldo disponível.
LEIA TAMBÉM: Municípios da região participam de mapeamento aéreo para reduzir impactos de novas enchentes
Publicidade
O trabalhador tem 90 dias após a declaração de calamidade para solicitar o saque – no caso de Vera Cruz, até 10 de novembro de 2025.
Trabalhadores com saldo no FGTS, residentes em áreas atingidas por desastres naturais e que tenha sido declaro situação de emergência ou calamidade pública.
LEIA TAMBÉM: Vera Cruz firma convênio para construção de 20 casas a famílias atingidas pelas enchentes
Publicidade
“É uma importante forma de apoio para que as famílias possam recuperar parte dos prejuízos causados pelas chuvas. Estamos empenhados em garantir que a informação chegue a todos e que ninguém perca o prazo”, destacou o prefeito Gilson Becker.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.