O município de Vera Cruz teve a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, por meio da Portaria nº 2.453, de 8 de agosto de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 12. A decisão foi tomada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por intermédio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O reconhecimento se deve às chuvas intensas registradas entre os dias 17 e 20 de junho deste ano, que acumularam mais de 400 milímetros de precipitação e provocaram prejuízos em diversas áreas e impactos à população. A homologação federal foi solicitada pela Defesa Civil de Vera Cruz, após o decreto municipal de emergência e o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE), documento que formaliza os danos e as necessidades locais.
LEIA TAMBÉM: Hospital de Candelária terá novo centro obstétrico com investimento de R$ 1,4 milhão
Publicidade
Com o ato, o município passa a ter acesso facilitado a recursos federais para ações de assistência humanitária, restauração de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada. Além disso, a medida possibilita que a população e setores produtivos acessem benefícios emergenciais, como:
“O reconhecimento por parte do governo federal reforça nosso compromisso em buscar todo o suporte necessário para a população atingida e para a recuperação de Vera Cruz”, destacou o prefeito Gilson Becker.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.