Crédito: Maieve Soares
Na manhã da última terça-feira, 13, os vereadores Alan Wagner (PSB), Ginevra da Silveira (PSB), Jaira Diehl (PTB), Alexandra Bini (P), Cristina Rohde (PSDB) e Cezar Pohlmann (MDB), estiveram em reunião na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Santa Cruz do Sul, com a coordenadora Mariluci Reis e equipe.
O encontro teve como objetivo levar as demandas e questionamentos referentes à demora e espera de pacientes para atendimentos, principalmente nas áreas de cardiologia, vascular, traumatotologia, ortopedia e oncologia. Conforme os vereadores, alguns casos estão em lista de espera na área oncológica desde o ano passado, apesar de haver uma lei federal que garante o acesso a tratamentos contra câncer em até 60 dias. Segundo afirmam os parlamentares, isso não vem sendo cumprido pelo Estado.
LEIA TAMBÉM: Candelária lança projeto de compostagem doméstica; saiba como participar
Publicidade
Nos casos de traumatologia, o Artigo 14, da Resolução Nº 383/22 – CIB/RS prevê que pacientes de média e alta complexidade estejam em cirurgia em até 30 dias, sendo o ideal até 15 dias, o que também não está acontecendo. Atualmente, o funcionamento é via regulação estadual, na plataforma de Gerenciamento de Consultas (Gercon), em que o paciente é cadastrado e entra para a fila única do Estado e em lista de classificação de prioridades. Porém, há casos que têm aguardado muito tempo ou não são chamados no tempo ideal.
A coordenadora da 13ª CRS explicou que “enquanto o paciente não for chamado para ser atendido pela especialidade que necessita, o mesmo deve ficar vinculado à atenção básica do município de origem”. Outro ponto destacado pela coordenadora está relacionado aos repasses para os hospitais, que não têm sido suficientes para que atendam a demanda quantitativa de pacientes, “o recurso é finito e o Hospital Santa Cruz, por exemplo, é referência em traumato de alta complexidade, tanto para a 13ª quanto para a 8ª, e os recursos, além de atender ambas as regiões, também são divididos entre urgência e emergência”, esclareceu.
LEIA TAMBÉM: Saiba em quais situações procurar o Pronto Atendimento em Santa Cruz
Publicidade
Os municípios pertencentes à 13ª CRS são Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz, e alguns são referência em determinadas áreas da saúde.
Os vereadores argumentaram que, na medida em que os pacientes os procuram, têm auxiliado por via judicial para a maior agilidade dos atendimentos já que, muitos casos que se enquadrariam na classificação de urgência e emergência, já estão aguardando há um tempo maior do que o garantido pela legislação.
LEIA TAMBÉM: Médico pediatra preso com drogas em Santa Cruz foi alvo de reclamações em Candelária
Publicidade
O próximo passo será uma reunião entre os membros do Legislativo e a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, para identificar quais melhorias podem ser implantadas no município para que haja maior agilidade no andamento dos atendimentos.
Publicidade
This website uses cookies.