Pouco antes das 17 horas, nos arredores dos blocos 52 e 53 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), era possível sentir, além de calor intenso, um clima de extremo nervosismo. Mais de 1,7 mil estudantes aguardavam para realizar o vestibular de Medicina e dar o primeiro passo na realização do sonho. Com 35 vagas disponíveis, a relação candidato/vaga superou 48. Realizaram a prova pessoas de 18 estados, a maioria do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.
O estudante Alisson Brum, de 19 anos, veio da cidade vizinha Rio Pardo. Munido de água gelada e caneta, a ansiedade para a realização do primeiro vestibular tomava conta do rapaz. Durante o ano passado, ele frequentou um cursinho preparatório. Segundo Alisson, o que mais o motiva para a carreira médica é a possibilidade de ajudar pessoas e até mesmo salvar vidas. Mesmo ainda sem garantia da vaga no curso, ele já sonha além e pretende se especializar em cardiologia.
Alisson Brum: sonha se especializar em cardiologia
Publicidade
Para a estudante de Carazinho, Francine D’Agostin, de 20 anos, a escolha da carreira é algo semelhante a um dom. “Eu não me vejo fazendo outra coisa”, sentenciou. Para realizar o sonho, a jornada dela não tem sido fácil. Nos últimos três anos fez cursinho preparatório e, além do vestibular da Unisc, participou das seleções na Universidade de Passo Fundo (UPF), na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), dentre outras.
Francine: “não me vejo fazendo outra coisa”
É a primeira vez que o processo seletivo ocorreu separado dos demais cursos da Unisc. A metodologia, desta vez, também foi diferente do convencional: os candidatos tiveram até três horas para fazer a prova de proficiência em Língua Portuguesa – Redação. As notas das provas objetivas serão aproveitadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Publicidade
Neste processo, os pais também ficam nervosos, como os alunos. A repórter Heloísa Côrrea conversou com uma família de Tio Hugo. Confira:
Fique atento
Publicidade
A lista dos aprovados será disponibilizada dois dias úteis após a divulgação do resultado do Enem, assim como o Boletim de Desempenho dos candidatos, que estará disponível no site da Unisc. As aulas começam no dia 20 do próximo mês.
This website uses cookies.