Regional

VÍDEO: conheça os empreendimentos que impulsionam o turismo rural na região

Uma das grandes tendências do momento, o turismo rural está em franco crescimento no Vale do Rio Pardo, com um número cada vez maior de empreendimentos e também de visitantes. A convite do Sicredi Vale do Rio Pardo, a imprensa regional conheceu nessa quinta-feira, 14, dois estabelecimentos localizados no interior de Venâncio Aires e Vera Cruz. Ambos são beneficiados pelo Qualifica Turismo, um programa de consultoria que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de novos negócios nessa área.

A primeira parada, ainda na manhã dessa quinta-feira, foi na Casa Paulina, um espaço de eventos situado em Linha Olavo Bilac, a 12 quilômetros do centro de Venâncio Aires. A propriedade pertence à família Meurer há quase um século e foi o local de nascimento e criação de todos os filhos do casal Algunda e Berthold Meurer. Após a morte deles, os filhos decidiram pela venda de tudo, mas as propostas não agradaram e o filho Lauri acabou adquirindo a casa e demais estruturas adjacentes.

LEIA TAMBÉM: Caminhos Rurais terá a terceira edição neste sábado

Publicidade

Na sequência, foi executado um amplo trabalho de reforma da estrutura e restauro de móveis e utensílios domésticos, mas ainda sem intenções comerciais ou turísticas. “As pessoas vinham aqui visitar e diziam que tal item existia também nas casas dos seus avós, mas nada foi preservado”, conta Lauri. Quando veio a ideia de abrir o negócio e escolher um nome, essa percepção foi compartilhada com a agência responsável e então surgiu a proposta de Casa Paulina, que era a avó de Lauri.

Casa Paulina é uma viagem ao passado em uma propriedade típica da colonização germânica, desde a construção até a mobília
Lauri Meurer mostra os itens antigos que pertenceram à família e estão preservados

“Depois disso pensamos em abrir como um espaço de eventos, para que as pessoas possam vir até aqui e ver tudo o que está preservado.” Além do salão e cozinha, os visitantes podem conhecer os demais cômodos da casa e objetos antigos, como camas, guarda-roupas, ferro de brasa, relógio de parede, rádio de transistor, louças e muito mais. Além disso, o paiol guarda inúmeras ferramentas utilizadas no trabalho diário de uma propriedade rural e há, até mesmo, um engenho de cana movido a bois.

LEIA TAMBÉM: Roteiro mostra a força do turismo rural em Santa Cruz

Publicidade

No momento, a Casa Paulina funciona somente como espaço de eventos mediante locação, mas existem planos para novos serviços no futuro. Interessados em conhecer o lugar devem agendar previamente pelo telefone (51) 99895 1312 ou por meio das redes sociais. Para chegar, a partir do centro de Venâncio Aires, o motorista deve trafegar pela RSC-422 até a estrada de Linha Harmonia e depois seguir em direção a Linha Olavo Bilac, em um trajeto que dura aproximadamente 20 minutos.

Refúgio da Figueira oferece experiências diferenciadas

A história do Refúgio da Figueira, localizado em Linha Dona Josefa, no interior de Vera Cruz, não é familiar por herança, mas sim na condução do negócio. Depois de um problema de saúde, a arquiteta Eveline Schmitt e o marido, Daniel Beuren, decidiram adquirir a propriedade para viver com mais tranquilidade. Após um ano, para comemorar a recuperação e diante das habilidades culinárias da família, em meados de 2022 eles decidiram empreender e abriram um restaurante que funciona somente algumas vezes por mês. “No início a ideia era abrir duas noites por mês, porque temos outros empregos e aqui seria o terceiro turno.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Agricultoras de Passo do Sobrado fazem visita à Rota do Chimarrão

Com o tempo e a demanda, fomos aumentando e hoje varia de oito a dez noites”, conta Beuren. As datas são anunciadas com antecedência nas redes sociais e costumam ser sextas-feiras e sábados à noite, bem como vésperas de feriados. Em função da grande procura, é possível reservar também em algumas quintas-feiras. O cardápio é único para cada dia e varia entre pizza artesanal à moda italiana e sequência de fondue salgado e doce. “Começamos com apenas um forno que assava uma pizza por vez. O retorno dos nossos clientes, claro, dizia muito sobre a demora nos pedidos, então decidimos ampliar”, conta Eveline.

Com o apoio do Sicredi VRP, a empresa adquiriu um forno de dimensões adequadas e ampliou a cozinha, que também possuía espaço insuficiente para o número de funcionários. Com o fim do inverno se aproximando, eles já pensam em novidades para o verão, como o costelão aos domingos e outras possibilidades.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cristo Acolhedor recebe participantes de caminhada dando início a um novo caminho peregrino

Daniel Beuren entende que enquanto empreendimento de turismo rural e gastronômico, não basta ter somente uma vista bonita e uma comida tradicional, é preciso oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. “Quem vem de Vera Cruz, Santa Cruz ou outros municípios aqui da região quer experimentar algo especial, único, e é isso que nós procuramos fazer.” Para chegar ao Refúgio da Figueira basta se deslocar até o quilômetro 113 da RSC-287, em Vera Cruz, e seguir pela estrada de Linha Cipriano de Oliveira e Linha Dona Josefa. As diversas placas informativas ao longo da via auxiliam na localização dos visitantes.

Daniel, Eveline e os filhos Augusto e Amanda lideram o Refúgio da Figueira, um restaurante focado na qualidade e nas experiências | Foto: Iuri Fardin

Sicredi aposta no crescimento do ramo

Junto com o grupo de jornalistas, participou das visitas o vice-presidente do Sicredi VRP, Coraldino da Silveira. “O investimento na zona rural tem tudo a ver com as raízes da nossa cooperativa, que começou apoiando os pequenos produtores e depois partiu para a área urbana”, ressalta. Além do Sicredi VRP, são parceiros do Qualifica Turismo a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, 40 empreendimentos estão recebendo consultoria atualmente.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.